A Associação EternamenteSou e o Sesc promovem na quarta-feira, dia 26 de outubro, o 5º Seminário Velhices LGBT+: As velhices e a luta – territorialidade, participação social e comunidade que neste ano propõe, como destaca Diego Felix Miguel, doutorando em Saúde Pública e padrinho da Associação, no material de apresentação, um aprofundamento sobre as questões relacionadas ao acesso à saúde, considerando a diversidade e as diferentes demandas.
A programação também vai abordar a importância da socialização, do estar presente e participar, em contraponto à uma imposição de apagamento social, a fim de que haja representatividade nas discussões e formulação de políticas públicas. O evento gratuito será realizado no Sesc Pompeia, em São Paulo, a partir das 10h30. As inscrições são gratuitas através do site inscricoes.sescsp.org.br. Confira a programação:
10h30 – Abertura
com Mama Darlyng, Luís Baron (Presidente da Associação EternamenteSou), Dora Cudignola (Vice-presidente da Associação EternamenteSou), Kilo Agência (responsável pela criação da nova marca E.sou), Weslley Vinicius L Marques (Diretor Associação EternamenteSou), Valéria Takahashi (Secretária Associação EternamenteSou) e Gustavo Nogueira de Paula (Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP)
11 horas – Acesso à saúde
com Dr. Milton Crenitte (desenvolve uma linha de pesquisa sobre sexualidade e envelhecimento LGBT e é voluntário/conselheiro da Associação EternamenteSou), Léo Paulino Barbosa (ativista de direitos humanos com ênfase em transgeneridades) e Lucas Molina (Sesc Ribeirão Preto)
12h05 – Socialização e o combate à morte social
com Lia Mae D Castro (Mulher trans, negra, pesquisadora, artista visual, arte educadora, integrante do Coletivo Manidade), Thais de Azevedo (Mulher trans de 73 anos, atualmente preside o grupo Pela Vidda, de São Paulo, organização não governamental que dá assistência e acolhe pessoas vivendo com HIV/aids) e Laura Cristina da Costa Ferreira (psicóloga e consultora de projetos sociais, educacionais e literários e mediação de conflitos)
14h30 – Lançamento Ebook Brilho Da Velhice LGBT+
com Profa. Dra. Sandra Regina Ortiz (Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu, no Comitê de Iniciação Científica e no Núcleo de Pesquisa LGBTQIA+/COLORIR-SE), Prof. Dr. Carlos Eduardo Henning (pesquisador do Ser-Tão – Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Gênero e Sexualidade da FCS/UFG) e Luis Baron
15 horas – Velhices transgressoras: territórios dos corpos
com Renata Peron (Assistente social, cantora, atriz e ativista, criadora da Bancada ARTIVISTA), Heitor Werneck (estilista, figurinista e produtor cultural) e Jill Moraes (Homem Trans, agente de segurança penitenciário na Penitenciária Feminina do Butantan)
16h05 às 17h25 – Políticas e Participação social
com Diego Félix Miguel, Luis Baron, Keila Simpson (presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – Antra e Diretora da Associação Brasileira Organizações Não Governamentais – Abong), Renato Cintra (Coordenador de Políticas Para a Pessoas Idosas Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – SMDHC-SP) e Sandra Regina Gomes (Fundadora da Longevida, Consultoria na Área do Envelhecimento)
17h25 – Encerramento do Seminário Velhices LGBT+
(Fonte: Sesc)