O projeto Nova Maturidade surgiu como um trabalho para a pós-graduação em Gestão em Comunicação – Jornalismo, da Universidade Metodista, primeiro como uma página no Facebook em 2015, e ganhou um novo direcionamento com a criação deste blog. Adormecido durante algum tempo, retornou em maio de 2019 com a cobertura de eventos ligados ao envelhecimento e a longevidade, especialmente os realizados na Unibes Cultural, na cidade de São Paulo, um grande polo de atividades voltadas ao segmento.
Unir jornalismo e gerontologia, o estudo dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento, tem sido a missão desde a retomada no ano passado, algo que poderia ser definido como gerontojornalismo ou jornalismo gerontológico. O objetivo é trazer para o debate temas importantes para uma população que envelhece, claro com desafios, mas principalmente com oportunidades para um envelhecimento ativo com saúde, proteção, participação social e a certeza de continuar aprendendo ao longo da vida.
Atualizado de segunda a sábado, o blog mescla conteúdo próprio e curadoria do que é produzido por assessorias de imprensa e outras mídias. Neste pouco mais de um ano, o blog conquistou parceiros como a Aging 2.0, instituição internacional de fomento ao setor e a Ativen, consultoria e acelerado para negócios da longevidade. Além da participação em importantes iniciativas, como a Virada da Maturidade e a revista digital Magazine 60+, e a oportunidade de conhecer grupos como Trabalho 60+ e SeniorGeek.
O foco do blog está nas cidades de São Paulo e Mogi das Cruzes, local onde está sua sede, porém há espaço para iniciativas de todo país com foco no envelhecimento digno e saudável, atraindo um público formado não apenas por pessoas idosas, mas principalmente por estudiosos e interessados na temática. Destaque também para a atuação nas redes sociais Facebook e Instagram, com a divulgação do conteúdo do blog, e também de eventos e iniciativas sobre envelhecimento e longevidade.
Está chegando ou passou dos 60 anos, ou tem interesse pelo assunto, entre em contato e sugira histórias, cursos, eventos.
Katia Brito
Sejam bem-vindos! Sou Katia Brito, paulistana, 40+, casada, mãe do Paulo Henrique, jornalista com quase vinte anos de experiência, formada pela Faculdade Cásper Líbero, atuando especialmente em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo. Tenho pós-graduação em Gestão em Comunicação – Jornalismo, da Universidade Metodista e desde 2015 me interesso pelo tema do envelhecimento e longevidade, o que motivou a criação do blog Nova Maturidade, a partir de um trabalho do curso. Também, sempre que possível, acompanhava eventos como os encontros que eram realizados pelo Itaú Viver Mais e a PUC-SP.
Em 2017 decidi me aprofundar na temática e fui uma das alunas do Curso de Introdução à Gerontologia do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, que tem à frente Rosamaria Rodrigues Garcia. Um período de muito aprendizado, conciliado com as tarefas do jornal diário em que ainda atuava. Foi em 2019, após me desligar do trabalho, que passei a me dedicar integralmente ao blog Nova Maturidade. O início também de uma jornada de aprendizado com a pós-graduação em Gerontologia na Faculdade Paulista de Serviço Social, com coordenação das queridas professoras Eva Bettine e Thaís Bento Lima.
O caminho trilhado me deu a certeza de que acertei na escolha do segmento onde desejo atuar e como tenho muito a aprender para fazer a diferença na vida de quem envelhece e de quem se dedica a este público tão especial e pronto a participar e contribuir com o desenvolvimento e crescimento do país, basta ter oportunidade para mostrar toda sua potencialidade.
Por isso pergunto, o que lhe vem a mente quando pensa em “Nova Maturidade”? Eu penso no novo olhar sobre o envelhecimento, sobre os muitos desafios que envolvem esta importante fase da vida, com suas limitações mas também com a possibilidade de viver plenamente depois dos 60 anos e antes mesmo de chegar lá. Cada um tem sua história e a liberdade para decidir qual caminho quer seguir, se é hora de mudar de rumo ou continuar lutando pela melhor qualidade de vida possível.