Que tal turistar por aí? Pertinho de São Paulo, uma boa opção é visitar Guararema, seja por um dia, um fim de semana ou para aproveitar uma bela semana. Em pouco mais de uma hora, são cerca de 75 km, você chega a principal cidade turística do Alto Tietê. Para mim, que moro em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, são pouco mais de 30 minutos.
O destaque com certeza é a decoração natalina, que atrai milhares de turistas todos os anos. A cada edição a beleza dos enfeites e árvores feitos com garrafas pet surpreende os visitantes, e acaba valendo a pena enfrentar a multidão e a dificuldade para estacionar.
Enquanto o Natal não vem, a cidade, que abriga a igreja de São Longuinho, tem muitos atrativos. A locomotiva 353 tem três carros de passageiros da década de 1930, saindo do centro da cidade com destino ao distrito de Luís Carlos. Totalmente revitalizado, há diferentes opções gastronômicas, apresentações musicais aos fins de semana, e ainda um Núcleo de Educação Ambiental.
E beirando o rio Paraíba do Sul, o Recanto do Américo, também conhecido como Pau D’Alho, e ainda a Ilha Grande, um pequeno parque, com trilhas e playground para crianças. No centro da cidade, restaurantes, lojas e o trabalho de artesões locais no Centro Artesanal “Dona Nenê”, localizado no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, próximo do cinema de rua, da rede Centerplex.
Entretenimento, lazer, gastronomia e contemplação também no Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”, que fica na rua Inocêncio de Melo, 335 e foi inaugurado em março de 2018. Mais distante, na Estrada Municipal, o Parque da Pedra Montada, que faz jus ao nome. Ele foi construído a partir da sobreposição de duas pedras, medindo aproximadamente 9 metros de comprimento por 2,5 m de altura cada. São várias as opções de hospedagem e muitos outros passeios, como a Estação Literária Profa. Maria de Lourdes Évora Camargo e a Casa da Memória Antonio Guilherme Franco (Dona Nini). Saiba mais no site. (Fonte e fotos: Prefeitura de Guararema)