Orgulho Prateado: liberdade para ser quem se é de verdade
Iniciativas & Projetos

Orgulho Prateado promove eventos nesta semana

Está no ar a campanha Orgulho Prateado para derrubar mitos em torno do envelhecimento e o preconceito contra quem envelhece, chamado de ageísmo ou idadismo. O blog apoia a iniciativa, afinal como diz a antropóloga Mirian Goldenberg e não me canso de repetir, todos seremos velhos hoje ou amanhã. E cada um envelhece de uma forma, com diferentes demandas e necessidades.

Segundo o professor Egídio Lima Dórea, coordenador da campanha Orgulho Prateado e da USP Aberta à Terceira Idade, “ageísmo é o processo de criar estereótipos ou discriminar uma pessoa ou grupos de pessoas pela idade, e pode ser encontrado sob diversas formas como condutas e políticas institucionais que excluem e limitam a participação dos idosos”.

O Orgulho Prateado é uma iniciativa é da USP Aberta à Terceira Idade, programa vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP em parceria com a Liga Solidária, a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. A ideia é conscientizar a população sobre o ageísmo e combatê-lo por meio da educação e atividades intergeracionais.

Para o coordenador do Orgulho Prateado, o ageísmo é pouco discutido, mesmo sendo o mais universal dos preconceitos, afinal todos vão envelhecer. Ainda, segundo ele, é preciso passar a mensagem que o envelhecimento é natural e pode e deve ser produtivo e enriquecedor. “Nós temos que ter orgulho da nossa idade. Não neguemos todo um passado construído. Ele representa a nossa história, valoriza quem nos tornamos e somos”.

Programação

Campanha Orgulho Prateado

Entre as atividades da campanha já teve início o movimento #orgulhoprateado2019. O objetivo é registrar e divulgar relatos de idosos que sofreram preconceito. Se você foi vítima, conte sua história no site www.prceu.usp.br/3idade.

Dois grandes eventos também estão programados. O Simpósio sobre Ageísmo e Direitos Humanos, nesta quarta, dia 30 de outubro, das 14 às 17 horas, no auditório do Centro Universitário Maria Antônia, na região central de São Paulo. O local também recebeu até 20 de outubro a exposição fotográfica Olhar 60+, que integra a campanha e foi destaque no blog (acesse aqui).

Na quinta, dia 31 de outubro, a campanha chegará a Unibes Cultural (ao lado da estação de metrô Sumaré, em São Paulo). Das 10 às 14 horas, haverá palestras e mesas-redondas discutindo ageísmo e ainda depoimentos de personalidades sobre suas experiências com o envelhecimento. No evento deve ser lançada a Cartilha Ageísmo.

A programação do Orgulho Prateado inclui ainda atividades nas unidades da Liga Solidária e no campus Butantã da USP, eventos na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o lançamento de uma cartilha sobre ageísmo, entre outras ações. Participe também! Acompanhe no site da USP Aberta e na página no Facebook. (Fonte: USP Aberta à Terceira Idade / Imagem de   Andrea Hamilton por Pixabay

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *