#EuSouSUS campanha - Movimento Vidas Idosas Importam
Iniciativas & Projetos,Notícias

Live abre campanha “Eu Sou SUS” do Movimento Vidas Idosas Importam

Uma das maiores referências na área do Envelhecimento, o pesquisador, consultor e escritor Vicente Faleiros (foto), de 80 anos, abrirá a campanha “Eu Sou SUS”, promovida pelo Movimento Vidas Idosas Importam. O lançamento será na segunda-feira, dia 15 de março, em uma live às 19 horas. Além de Faleiros, participa a professora Cecília Minayo, 83, outro nome importante na defesa dos direitos das pessoas idosas. O evento será transmitido pelo YouTube e Facebook do movimento. Para obter o certificado, é preciso se inscrever pelo link: https://www.even3.com.br/eusousus.

Autor de livros e de artigos de políticas sociais, Faleiros foi responsável por uma pesquisa que resultou na recuperação, registro e análise sobre a dinâmica do processo da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e a consolidação do controle social. O trabalho está no livro “A Construção do SUS – Histórias da Reforma Sanitária e do Processo Participativo”, lançado em 2006, em parceria com o Ministério da Saúde.

Outra convidada da live, Cecília Minayo é autora de vários livros, pesquisadora emérita da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fundou o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) em 1988. Também participarão do encontro Sandra Regina Gomes, coordenadora nacional do Movimento Vidas Idosas Importam, Sandra Rabello coordenadora adjunta, e Crismédio Costa, articulador. A mediação será da radialista e podcaster Karen Garcia de Farias, da assessoria de Comunicação do movimento.

#EuSouSUS

O SUS é fruto da luta pela redemocratização no Brasil e o maior sistema público de saúde do mundo. Nos últimos anos, vem enfrentando a estagnação de recursos, ao mesmo tempo em que lida com um de seus mais duros desafios: a pandemia do coronavírus. A campanha “Eu Sou SUS” propõe mobilizar a sociedade para a defesa desta importante instituição pública.

A promoção do bem-estar social, entre elas a garantia de qualidade de vida às pessoas idosas, com a contribuição significativa para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, é uma das muitas ações do SUS. Em 2006, foi criada a Política de Saúde da Pessoa Idosa, que, entre outras ações, busca a efetivação de políticas de cuidado para a população idosa frágil, com apoio das famílias e capacitação para os profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa. Saiba mais sobre o Vidas Idosas Importam nos canais do movimento.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – Movimento Vidas Idosas Importam / Imagens: Divulgação)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *