Março é o Mês da Gerontologia e este é o tema da iniciativa em destaque neste Dia do Gerontólogo, dia 24 de março. Criada por Crismédio Costa, gerontologista, ativista da pessoa idosa e articulador do Movimento Vidas Idosas Importam, trata-se de uma homenagem aos profissionais que atuam na área. Os cards publicados nas redes sociais trazem a foto do gerontólogo ou gerontologista e o texto “A cada dia que passa, tenho mais orgulho de trabalhar na área da Gerontologia”. Confira a entrevista:
Nova Maturidade: Qual a motivação para criar esta iniciativa?
Crismédio Costa: Março se comemora o aniversário da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), o Dia do Gerontólogo e a Semana da Gerontologia, que contempla todos os profissionais da área. A iniciativa visa valorizar e dar visibilidade ao papel do profissional no cuidado integral à pessoa idosa.
NM: A Gerontologia vai além do estudo dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento?
Crismédio: A Gerontologia também tem um papel fundamental em diversas áreas, como economia, política, administração, direito, arquitetura e odontologia. É imenso o espaço em todas as ciências, primeiro porque o mundo está vivendo mais. As pessoas estão com a expectativa de vida excelente, e em todos os espaços é necessário atenção à longevidade humana.
NM: Quais os desafios para a área no Brasil?
Crismédio: A Gerontologia que veio bem antes da geriatria, lá em 1913, vem com um olhar multidimensional. Essa ciência apesar de ser antiga, precisa ganhar visibilidade e vez no Brasil. É necessário que o Brasil reconheça a gerontologia e acolha em todos os espaços, na educação, na assistência e na saúde.
NM: Qual o papel dos gerontólogos e gerontologistas diante do envelhecimento da população?
Crismédio: Em todos os lugares as pessoas idosas precisarão de um suporte técnico, e o gerontólogo ou profissional gerontologista precisa estar ali para nortear. E também participar de espaços de controle social, defendendo os direitos, colaborando com legislações e com encaminhamentos de inclusão, de respeito, de acessibilidade, de prioridade às pessoas idosas.
NM: Qual a importância da Semana da Gerontologia, promovida pela ABG?
Crismédio: É um guarda-chuva que abraça, acolhe e valoriza todos os profissionais dessa ciência importantíssima para o planeta. Trata-se da profissão do futuro. Precisamos dar visibilidade, porque o centro da Gerontologia é o cuidado integra a pessoa idosa, ou seja, a pessoa idosa permanece no centro do nosso cuidado.
Gerontologista
Crismédio Costa (foto) é de Maceió (Alagoas) e começou o trabalho com pessoas idosas em janeiro de 2008 quando foi convidado pela saudosa Zilda Arns para atuar em comunidades junto à Pastoral da Pessoa Idosa, fundada por ela. Inspirado pelo trabalho na Pastoral, se especializou na área da gerontologia, sociologia no envelhecimento e saúde mental.
Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), atuou como conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa entre 2014 e 2018. Além de articulador do Movimento Vidas Idosas Importam, é coordenador do Intercâmbio 60+.