O Campus Virtual Fiocruz (CVF) lançou este mês o curso Cuidado de Saúde e Segurança nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no contexto da Covid-19. As inscrições estão abertas para cuidadores, familiares e profissionais que atuam com a saúde da pessoa idosa e segurança do paciente.
O curso é gratuito, online e autoinstrucional (sem tutoria), composto por seis aulas, que totalizam uma carga horária de 12 horas. Entre os temas abordados estão: medidas de prevenção e controle da disseminação de doenças; cuidados em áreas comuns; fragilidade e violência; vacinação para proteção da Covid-19 nas ILPIs; contatos sociais em tempos de isolamento; estratégias de comunicação para garantir o contato da pessoa idosa com a sua família ou comunidade, e recomendações para a comunicação de notícias difíceis.
A coordenadora acadêmica do curso é Sabrina Duarte, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assessora técnico-científica do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), ligado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Proqualis/Icict/Fiocruz).
A equipe conta também com os pesquisadores da Fiocruz Victor Grabois (Ensp/Fiocruz) e Ana Luiza Pavão (Icict/Fiocruz), que são, respectivamente, coordenador executivo e coordenadora adjunta do Proqualis.
O conteúdo do curso tem o objetivo de oferecer aos participantes conhecimento das bases conceituais sobre a saúde da pessoa idosa no contexto da pandemia de covid-19. E assim, possibilitar uma reflexão crítica sobre a qualidade do cuidado prestado e a segurança do paciente.
Aulas do curso
1: População idosa e a Covid-19
População Idosa e a Covid-19
Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no contexto da Covid-19
Medidas de prevenção e controle da disseminação na ILPI
2: Cuidados integrais
Cuidados Integrais com a Pessoa Idosa
Cuidados em áreas comuns
Manutenção dos cuidados frequentes
Fragilidade e Violência
3: Vacinação para proteção da Covid-19 nas ILPIs
Orientações para a vacinação contra a Covid-19 nas ILPIs
4: Contatos sociais em tempos de isolamento
Estratégias de comunicação para garantir o contato da pessoa idosa com a sua família/comunidade
Proposta de atividades para o tempo livre das pessoas idosas
Estratégias para restabelecimento da visitação
5: Atendimento ao residente com quadro suspeito ou com diagnóstico de Covid-19
Casos suspeitos ou confirmados
Agravamento do quadro e necessidade de internação do idoso
6: Recomendações para Comunicação de Notícias Difíceis no Contexto da Covid-19
Comunicação do óbito nas ILPIs
Cuidados com o corpo em caso de óbito
Cuidadores
Em janeiro a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançou três novas cartilhas de apoio para cuidadores de idosos. Os materiais tem foco em direitos, saúde, solidão e luta, entre outras orientações de prevenção e cuidado em tempos de pandemia.
(Fonte: Campus Virtual Fiocruz / Imagem principal: Freepik)