Projeto Alegria Virtual - Casa Mais
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Realidade virtual transporta idosos para diferentes lugares do mundo

O projeto Alegria Virtual tem inserido crianças e idosos em um ambiente totalmente novo. O objetivo da iniciativa do empresário Fabio Costa, CEO da Casa Mais, agência de Realidade Virtual, é fazer com que se esqueçam por alguns momentos do dia da rotina hospitalar e das instituições de longa permanência.

Em dezembro de 2019, o projeto começou atendendo crianças com câncer do Hospital GRAACC e da TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), na cidade de São Paulo. Com o sucesso da ação, Costa resolveu expandir o projeto para outros grupos e começou a atender idosos no Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozanam, também na capital paulista.

“Com a pandemia e a consequente necessidade de isolamento social, o projeto foi interrompido, de modo que realizamos apenas mais duas ações em 2020 no Hospital da Criança de Brasília (HCB). No entanto, com a normalização das atividades, nós, da Agência Casa Mais, pretendemos contemplar mais casas de repouso e hospitais, provavelmente, ainda no segundo semestre deste ano de 2021”, conta o CEO da agência.

Costa e sua equipe utilizam a tecnologia VR, responsável por proporcionar uma imersão completa do usuário num espaço virtual simulado, com ou sem interação, induzindo efeitos visuais, sonoros e até táteis. Por meio de vídeos 360 graus exibidos em óculos de Realidade Virtual, crianças e idosos têm uma experiência imersiva que aproxima ficção e realidade.

Viagens para idosos

Realidade Virtual - projeto idosos

Para os idosos, o projeto proporciona passeios por cidades e países, embalados por músicas locais. A escolha desse tipo de simulação, de acordo com Costa, foi feita a partir de uma pesquisa junto com a instituição: “Percebemos que 80% das idosas nasceram em países europeus, como Portugal, Itália e Espanha. Por conta disso, criamos três vídeos em Realidade Virtual com os respectivos países, permitindo que elas, ao colocarem os óculos de Realidade Virtual, tivessem a sensação de estar em seus países de origem novamente”.

Além de momentos de alegria, há outros impactos positivos na rotina dos idosos. “A tecnologia pode ajudar a reduzir problemas como isolamento e depressão, que atingem uma grande parte da população nessa fase da vida. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, quase metade dos idosos brasileiros (48,9%) sofre de mais de uma doença crônica, sendo a depressão a mais grave, atingindo 9,2% desse grupo. Assim, a Realidade Virtual pode transformar esse cenário ao colocar o usuário em contato com ambientes que lhe façam bem e lhe tragam boas lembranças”, salienta o CEO da Casa Mais.

Maria Auricélia Lima Cavalcante, gerente administrativa do Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozanam, conta que os idosos ficaram encantados com a atividade, pois tiveram a sensação de, realmente, estar em outro país. A ausência de atividades como a simulação em Realidade Virtual impactou os idosos. “Os idosos do Abrigo estavam habituados com atividades e ações externas, realizadas na instituição, como o Projeto Alegria Virtual, e a visita de parentes e conhecidos. Mas, com a pandemia especialmente, as dores e ansiedade aumentaram, já que tudo foi interrompido”, destaca a gerente administrativa.

(Imagens: Divulgação)

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