Debate sobre formações em gerontologia
Eventos,Notícias

Audiência vai debater formações em gerontologia

Uma audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados discute na segunda-feira, dia 8 de novembro, as atribuições das formações em gerontologia. O debate terá como base o Projeto de Lei 9003/17, do Senado, que regulamenta a profissão de gerontólogo, e foi solicitado pela deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). O debate será às 9 horas, de forma virtual. Acompanhe e participe pela sala de Audiências interativas da Câmara.

A gerontologia é o estudo do envelhecimento nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Trata-se de um campo multidisciplinar e multiprofissional, enquanto a geriatria é uma especialidade médica.

A primeira audiência pública foi realizada no mês de junho com o tema “Gerontologia e sua importância na realidade brasileira”. Um consenso entre os participantes foi a necessidade de diferenciar atribuições e atividades para bacharéis e tecnólogos em gerontologia, com base no projeto pedagógico e nas diretrizes curriculares dos cursos. Outro encontro estava previsto para o mês de julho mas não ocorreu.

Convidados da audiência

Para esta segunda audiência de novembro, foram convidados o professor Vicente Faleiros, especialista em Gerontologia e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-DF); Henrique Salmazo, membro da Pastoral da Pessoa Idosa; e Fernando Augusto, docente do curso de Gerontologia da Universidade Federal de São Calos (UFSCar).

Também devem participar Thais Bento Lima da Silva, diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e docente do curso de Gerontologia da EACH-USP; profa. dra. Meire Cachioni, também da EACH-USP, e Naira Dutra, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Representantes do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação completam a lista de participantes, juntamente com Efraim Rodrigues, diretor da Federação Nacional de Tecnólogos, e Pablo Ferreira, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia em Gerontologia.

(Fonte: Agência Câmara de Notícias/ Imagem Love photo created by rawpixel.com – www.freepik.com)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *