Uma audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados discute na segunda-feira, dia 8 de novembro, as atribuições das formações em gerontologia. O debate terá como base o Projeto de Lei 9003/17, do Senado, que regulamenta a profissão de gerontólogo, e foi solicitado pela deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). O debate será às 9 horas, de forma virtual. Acompanhe e participe pela sala de Audiências interativas da Câmara.
A gerontologia é o estudo do envelhecimento nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Trata-se de um campo multidisciplinar e multiprofissional, enquanto a geriatria é uma especialidade médica.
A primeira audiência pública foi realizada no mês de junho com o tema “Gerontologia e sua importância na realidade brasileira”. Um consenso entre os participantes foi a necessidade de diferenciar atribuições e atividades para bacharéis e tecnólogos em gerontologia, com base no projeto pedagógico e nas diretrizes curriculares dos cursos. Outro encontro estava previsto para o mês de julho mas não ocorreu.
Convidados da audiência
Para esta segunda audiência de novembro, foram convidados o professor Vicente Faleiros, especialista em Gerontologia e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-DF); Henrique Salmazo, membro da Pastoral da Pessoa Idosa; e Fernando Augusto, docente do curso de Gerontologia da Universidade Federal de São Calos (UFSCar).
Também devem participar Thais Bento Lima da Silva, diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e docente do curso de Gerontologia da EACH-USP; profa. dra. Meire Cachioni, também da EACH-USP, e Naira Dutra, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Representantes do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação completam a lista de participantes, juntamente com Efraim Rodrigues, diretor da Federação Nacional de Tecnólogos, e Pablo Ferreira, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia em Gerontologia.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias/ Imagem Love photo created by rawpixel.com – www.freepik.com)