Longevidade Expo+Fórum - Centro de Convenções Rebouças
Iniciativas & Projetos,Notícias

Longevidade Expo+Fórum começa na quinta (29)

O Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, recebe nesta semana a quarta edição da Longevidade Expo+Fórum começará na quinta-feira, dia 29 de setembro, e terminará no sábado, dia 1 de outubro, Dia da Pessoa Idosa. Voltado para o público 50+, o evento no formato híbrido, presencial e com transmissão online, traz tendências na área do envelhecimento e longevidade, com empresas, entidades e organizações de diferentes setores, como saúde, bem-estar, turismo, finanças, seguros, trabalho, conhecimento, cultura e tecnologia. Inscrições gratuitas site do evento.

“Durante os anos de pandemia, a Longevidade Expo+Fórum migrou para o ambiente digital e quebrou paradigmas com duas edições da Maratona Digital da Longevidade e conseguiu jogar por terra qualquer falsa concepção de que os longevos não estão conectados. Entre as edições digitais de 2020 e 2021, transmitidas integralmente pelo canal do evento no YouTube, mais de 1 milhão de pessoas foram alcançadas e interagiram com os temas propostos pela programação de quase 50 horas”, destaca Walter Feldman, presidente da Longevidade Expo +Fórum. 

Longevidade Expo+Fórum - Walter Feldman
Walter Feldman destaca a importância do evento para o segmento da longevidade

O evento, segundo Feldman, terá mais de 70 empresas expositoras de todos os portes, desde startups até grandes conglomerados, e mais de 250 palestrantes. “Além disso, temos uma intensa programação de conteúdo e atividades. Teremos o Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, organizado pela Câmara Municipal de São Paulo,  e o CONACARE 2022, Congresso Nacional de Cuidadores, com curadoria da MasterCare Brasil. Nosso objetivo é atingir os mais diversos campos do tema, por meio de painelistas qualificados e com excelente conteúdo”, disse o presidente da feira.

A programação da Longevidade Expo+Fórum será presencial e transmitida pelo canal do Youtube e nas redes sociais. Segundo Feldman, o objetivo é facilitar a participação de longevos em todo o Brasil e também no exterior: “Também firmamos parceria com o Sindi Clube (Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo), que viabilizará a transmissão do evento para mais de 100 clubes no estado de São Paulo e, com o apoio da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), mais de 50 shopping centers também replicarão os conteúdos da Longevidade Expo+Fórum 2022”. 

O evento, de acordo com Feldman, coincide com a Semana da Longevidade, iniciativa construída pelos organizadores da Longevidade Expo+Fórum e as gestões municipais e do governo do Estado de São Paulo, além de terminar no dia 1° de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Conteúdo

Feldman ressalta que a Longevidade Expo+Fórum conta com mais de 20 parceiros de conteúdo, empresas e entidades especializadas no segmento longevo, que colaboraram diretamente na construção da programação dos painéis e palestras e também na oferta de atividades e experiências aos participantes do evento.

“As nossas considerações na definição dos temas do Fórum foram sempre no sentido de abordar, de forma multidisciplinar, as temáticas pertinentes ao dia a dia da pessoa longeva em toda a sua diversidade. Isto quer dizer que teremos discussões sobre uma diversidade de assuntos: sexualidade, amor, amigos, finanças, trabalho, digitalização, segurança, como adaptar as nossas casas para que sejam seguras em todas as idades, morte, saúde, ou seja, vamos propor a discussão sobre como viver mais e melhor”, explica.

Feldman, assim como Francisco Santos, da São Paulo Feiras Comerciais, ambas empresas do Grupo Couromoda, responsáveis pela realização do evento, em cooperação com a Informa Markets, são pessoas 60+, o que também traz um diferencial para o evento. “Temos na equipe da Longevidade indivíduos de várias idades o que nos garante uma riqueza ainda maior para tratar sobre os temas da longevidade. Até porque a longevidade não trata de idade, mas sim do viver mais e melhor e isso deve ser regra para todos os momentos da vida. Temos como propósito a intergeracionalidade, a interação entre várias gerações”, salienta o presidente da feira.

Envelhecimento e longevidade

Sobre o papel da pessoa longeva na sociedade, Feldman avalia que deveria ser exatamente o mesmo em relação a deveres e direitos que o de qualquer outro indivíduo: “Mas sabemos que não é assim, mesmo sendo este segmento responsável por movimentar no mundo um mercado de US$ 15 trilhões ao ano. O que se conhece por Revolução Prateada, Silver Economy na versão globalizada, é considerada hoje a terceira maior atividade econômica do mundo”.

Feldman destaca o potencial de oportunidades do segmento, que, segundo ele, “ainda é visto sob o viés do preconceito, associado frequentemente com a incapacidade, com o ‘antigo’, com o ‘velho’. Colaborar para a erradicação desse preconceito é o propósito da Longevidade Expo+Fórum e de toda a comunidade de empresas, profissionais, entidades e instituições e poder público”, concluiu.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *