O Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista, recebe o espetáculo ‘Mergulho no Mistério Dela’, de Leilah Assumpção, que completa 55 anos de carreira. A obra tem como protagonistas duas mulheres de 70 e poucos anos, interpretadas por Kate Hansen e Nicole Puzzi, que vivem juntas no mesmo apartamento e experienciam, em termos modernos, o envelhecer. A estreia foi no dia 14 de outubro e a peça segue em cartaz até o dia 31 de outubro, de segunda a quinta-feira, com sessões às 18h30.
Na dramaturgia de Leilah Assumpção, o diálogo entre Maiara (Nicole Puzzi), uma ex-atriz, e Cibele (Kate Hansen), filósofa aposentada, conduz a múltiplas dimensões temporais pela chave das entrelinhas. Enquanto esperam pelo parto da primeira neta de Maiara, elas conversam sobre casamentos, cuidados com a saúde, plástica, solidão, sexo, dentre outros assuntos cotidianos, que trazem à tona experiências e ambivalências de uma relação feminina construída por intermédio da partilha de muitas paixões. “Estou absolutamente encantada com a alta qualidade dessas pessoas maravilhosas que estão criando em torno de minha nova peça”, afirmou Leilah.
“As personagens da Leilah têm muito a ver com o momento atual dela. Ela é muito perspicaz e dialoga muito bem com a classe média paulistana”, diz Marcelo Drummond, que é o diretor da montagem. Sobre o elenco, ele conta que quis resgatar duas atrizes esquecidas e trazê-las de volta aos holofotes: “A Kate foi estrela da TV Tupi e trabalhou no Teatro Oficina, com o Zé Celso. Já Nicole foi um dos grandes nomes do cinema nacional dos anos 1970, tendo participado de diversos filmes à época”.
A partir do convívio entre Cibele e Maiara, a obra de Leilah expande o leque da representação feminina na dramaturgia brasileira na medida em que abre espaço para a fala liberada de mulheres vivenciando o envelhecer.
Leilah Assumpção
Quando estreou como dramaturga, em 1969, com ‘Fala Baixo, Senão eu Grito’’, Leilah Assumpção já arrebatou um Prêmio Molière. Ícone das gerações de 1960 e 1970, levou para os palcos a narrativa feminina que ainda não tinha encontrado voz. Enfrentou a moral da época e a censura do regime militar. Graduada na USP, brilhou como modelo nas passarelas da alta-costura, escreveu mais de uma dezena de peças de sucesso, publicou livros, fez cinema e televisão.
Marcelo Drummond
Ator no Teatro Oficina Uzyna Uzona desde 1986. Participou como ator, diretor, produtor ou iluminador de quase todas as montagens do grupo sediado no Bixiga. Com o falecimento do companheiro Zé Celso Martinez, em julho de 2023, Marcelo está à frente da companhia de teatro desde então.
Ficha técnica:
Texto: Leilah Assumpção
Direção: Marcelo Drummond
Assistente de Direção: Vinicius Tardite
Elenco: Kate Hansen e Nicole Puzzi
Integração de Linguagem e preparação Elenco: Madalena Bernardes
Cenografia: Caio da Rocha
Figurinos e adereços: Caio da Rocha
Visagismo: Clau Hidalgo
Desenho de luz: Ricardo Morañez
Iluminação: Ricardo Morañez
Trilha Sonora Original: Moisés Moita Matos
Desenho de Som: Camila Fonseca
Direção de vídeo: Çiça Luchesi
Direção Palco: Elisete Geremias
Operador de Som: Moisés Moita Matos
Operador Luz: Ricardo Morañez
Operador video: Filipe Fonseca
Operador Visagismo: Kael Stuart
Artes gráficas: Igor Marotti
Fotos: Lenise Pinheiro e Gal Oppido
Relações Públicas e Assessoria Imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho
Produção: Jaburá Produções
Realização: Jaburá Produções
Serviço
‘Mergulho no Mistério Dela’
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo
Temporada: Até 31 de outubro de 2024 Segunda a quinta-feira, às 18h30
Ingressos: Inteira R$ 60,00 |Meia-entrada R$30,00 | Sympla
Classificação etária: 12 anos
Duração: 90 minutos
Capacidade: 149 lugares
Amigos da Arte
O Teatro Sérgio Cardoso é uma instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte. A Associação é uma Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
(Fotos: Lenise Pinheiro e Gal Oppido, e Eny Miranda)