Iniciativas & Projetos,Notícias

Virada da Maturidade capta recursos para ações

A Virada da Maturidade, por meio da Fundação São Paulo, inicia a fase de captação de recursos via Lei de Incentivo Fiscal para o projeto aprovado pelo Conselho Estadual do Idoso de São Paulo (CEI/SP), com foco na intervenção e avaliação de impacto ao incentivo ao esporte e cultura de pessoas idosas. O valor total a ser arrecadado, com o certificado de autorização para captação válido até junho de 2026, é de R$ 894.546,52.

Em cinco edições, realizadas desde 2015, o evento, que funciona como um festival com iniciativas simultâneas ocupando diferentes espaços de São Paulo e agora também de outras cidades – Santos, Brasília, Rio de Janeiro e Vitória, já alcançou de forma direta mais de 70 mil pessoas idosas. Oficinas, atividades vivenciais, apresentações artísticas, ações de saúde e esportivas e mostra de talentos fazem parte da programação.

Empresas de todos os setores, comprometidas com o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade, podem compor essa rede que faz da Virada da Maturidade um evento agregador e democrático. Para além das verbas de Marketing, pessoas físicas e jurídicas podem doar através da restituição do Imposto de Renda (IR).

A doação pelo IR pode ser feita por empresas tributadas pelo Lucro Real e por pessoas físicas que preencham o formulário completo da Declaração do Imposto de Renda. Empresas podem doar 1% do valor devido para ações voltadas para pessoas idosas (podendo doar também mais 1% para projetos para crianças e adolescentes). No caso de pessoas físicas, é possível doar até 6% no total para ambos os projetos.

Virada

À frente da Virada, está a fundadora Fernanda Gouveia, Doutora em Psicologia Clínica e especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Ela também é docente da PUC-SP com atuação em ensino, pesquisa e clínica na área de saúde e envelhecimento há mais de 25 anos.

“Enquanto o envelhecimento for visto como uma perda, muitas oportunidades passarão despercebidas e pouco valor será dado para a experiência, sabedoria e potencial de vida, satisfação e descobertas na velhice”, destaca Fernanda. Ela coordena um grupo eclético de voluntários de diferentes áreas, incluindo os curadores responsáveis pela escolha das atividades e os embaixadores, pessoas que emprestam seu prestígio de forma voluntária para o evento, divulgando mensagens da Virada e no enfrentamento à discriminação.

Como reconhecimento pelo engajamento na inclusão social e na valorização da diversidade na cidade de São Paulo, a Virada foi premiada nas últimas três edições do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Não apenas pelo evento em si, como também pelo portal de notícias e pelo aplicativo “Eu aos 80”.

Mais informações para empresas e pessoas físicas interessadas em apoiar e patrocinar o festival pelo site www.viradadamaturidade.com.br.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *