Lançamento Expo60SBGG Maria Filomena Brandão Lilian Liang Jorge Felix
Notícias

SBGG lança feira Expo60 que será em abril de 2020

Mais que uma entidade científica que congrega profissionais de saúde em 2020 a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) pretende ir além com a realização da EXPO60SBGG. O objetivo, como explicou ao blog Nova Maturidade o dr. Carlos André Uehara, presidente da SBGG, é atrair profissionais e empresas que já atuam com pessoas idosas e mostrar as potencialidades e oportunidades do envelhecimento. O lançamento ocorreu na quinta-feira, dia 5 de dezembro, no auditório da Unibes Cultural, em São Paulo.

A data e o local já estão definidos. A EXPO60SBGG será realizada entre os dia 2 e 4 de abril de 2020, no Expo Center Norte, em São Paulo. E ocorrerá paralelamente ao XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que é promovido pela SBGG a cada dois anos. O tema será “Qualidade assistencial e escolhas sensatas: o idoso no centro do cuidado”. Clique aqui e saiba mais sobre o congresso.

“O congresso é um evento para atualização e crescimento em relação ao tratamento de doenças principalmente, para a causa da saúde. Nós pensamos a EXPO60 como um evento paralelo. A gente quer atrair profissionais e empresas que atuam já com pessoas idosas, pessoas que estão preocupadas com o envelhecimento da população e seu próprio envelhecimento”, afirmou o presidente da SBGG.

A proposta, segundo o dr. Uehara, da EXPO60SBGG é mudar a visão atual sobre o envelhecimento: “Nós queremos tentar agregar mais gente nessa discussão, porque precisamos mudar a visão atual que existe ainda em relação ao envelhecimento. Olha-se muito o idoso pela obsolescência, que é uma pessoa inútil, mas na verdade não. Há muita potencialidade e temos que olhar as oportunidades do envelhecimento populacional, oportunidade de viver mais tempo, com mais qualidade de vida, oportunidade de negócios e esse impacto do envelhecimento em toda a sociedade não só nos serviços de saúde”.

A EXPO60SBGG terá como base os eixos da política de envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2003. “São quatro eixos: saúde, participação, segurança e aprendizagem contínua, e nós acrescentamos um eixo a mais que é inovação, trabalharemos cinco eixos”, destacou o presidente da SBGG.

Lançamento

Nelly e Mario Lançamento Expo60SBGG
Nelly e Mario fizeram uma bela apresentação de tango no evento de lançamento

Um dos destaques do lançamento na quinta-feira foi a apresentação de tango do casal Nelly, de 87 anos, e Mario, 89, casados há 67 anos. Mario contou a história do casal, que se conheceu em um baile de carnaval e manteve a paixão pela dança guardada enquanto os cinco filhos cresciam.

Depois que se aposentou ele começou as aulas de dança e tudo que aprendia era repassado para Nelly que não podia participar porque trabalhava com a filha. E depois de um convite para uma apresentação, eles não pararam mais. Nelly conta que é Mario quem cuida do figurino do casal e escolhe até mesmo sua maquiagem e acessórios.

Mario disse ainda que aos 25 se sentia como idoso, e hoje com quase 90 se sente jovem, tendo a dança como remédio para uma longevidade feliz. O casal tem quatro filhos, cinco netos e três bisnetos.

Bate-papo

Antes do bate-papo sobre “Educação para o Envelhecer: Economia, Mercado e Cultura”, Bruno Assami, diretor executivo da Unibes, destacou o trabalho desenvolvido ao longo dos quatro anos da instituição, tendo a longevidade como tema transversal de todas as áreas. Para ele, a sociedade pouco ainda entende o desafio de compreender o que significa a longevidade e como ela perpassa o pensamento sobre a sociedade que queremos dentro de um ambiente democrático.

O bate-papo no lançamento do EXPO60SBGG foi mediado pela jornalista Lilian Lang, da Dínamo Editora, e contou com a participação do professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e coordenador do Centro de Estudos da Economia da Longevidade, Jorge Félix, e de Maria Filomena Brandão, gerente pedagógica da Pearson Education.  Jorge Félix recentemente falou sobre desigualdade e envelhecimento em um evento da USP Aberta à Terceira Idade. Veja mais no blog.

Maria Filomena destacou a experiência da Pearson com grupos de diversidade dentro da empresa no Brasil, sendo um deles o generation com foco em jovens e idosos. Um dos objetivos é criar possibilidades de melhor qualidade de trabalho para os profissionais de mais de 50 anos.

Com foco no mercado, a Pearson, de acordo com a gerente pedagógica, prepara uma plataforma de cursos online para os mais experientes, em áreas diversas como arte, cultura, desenvolvimento de competências e habilidades, corpo e movimento. Outra proposta é desenvolver também modelos híbridos, com educação a distância e aulas presenciais.

Para Jorge Félix, o encolhimento do orçamento do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) mostra que o Brasil “desistiu dos idosos”. O professor salientou sua preocupação com a população mais carente e a necessidade de uma educação libertadora e não instrumentalizada como existe hoje. Para ele, é preciso que a longevidade saia da planilha de custos para se tornar receita.

Outro ponto foram as Universidades Abertas à Terceira Idade que, segundo Jorge Félix, também precisam ser repensadas diante da necessidade de requalificação profissional das pessoas de 60 anos ou até menos. E também ir além da fronteira das universidades, alcançando outros locais públicos.

E um destaque importante construir com os idosos e não para eles. Lilian Liang citou o exemplo da revista Aptare, que recentemente lançou seu podcast. Para isso, a equipe criou um conselho editorial com pessoas 60 mais para definir os assuntos a serem abordados.

A necessidade de pesquisas e de uma escuta ativa com os idosos também foi ressaltada por Maria Filomena. De acordo com ela, ouvir, fazer com os interessados façam parte do processo, contribui para que abracem a causa e se envolvam na produção de uma atividade ou conteúdo, na escolha do lugar mais adequado para determinada ação.

EXPO60

Ana Paula Maeda Lançamento Expo60SBGG
Ana Paula apresentou detalhes da feira

De acordo com Ana Paula Maeda, da comissão executiva da EXPO60SBGG, a feira já conta com importantes parceiros, apoiadores e patrocinadores, como o Sesc, que deve proporcionar uma arena de atividades, e ainda empresas como Nestlé, Danone e Bigfral. As inscrições já estão abertas. Saiba mais no site. (Katia Brito)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *