O grupo de palhaços voluntários Além do Riso lança nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro, a primeira edição do projeto “Encontro de Gerações” no Sesi Brás Cubas, na cidade de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se de um ensaio fotográfico que mostra a interação entre pessoas idosas e crianças. As estrelas do projeto são idosos do Instituto Pró+Vida São Sebastião, filhos de voluntários do grupo Além do Riso e crianças com alguma síndrome ou deficiência.
A partir das 18 horas, aproximadamente 30 fotos produzidas por Helena Batalha, Rafaelly Oliveira e Fernanda Geggus estarão expostas no hall de entrada do Sesi Brás Cubas, em Mogi. “A intenção do projeto é mostrar ao público o resgate de valores, princípios éticos e respeito ao próximo, promovendo a inclusão social e cultural”, explica Ana Cláudia, idealizadora e coordenadora do projeto. A exposição deve ficar em cartaz até o dia 24 de janeiro.
Ana Cláudia foi cuidadora por 14 anos e atuou por seis anos em hospital, a maior parte deste período no setor de cuidados paliativos. “Dentro e fora da área da saúde sempre tive grande afinidade com idosos. Realizava alguns trabalhos voluntários com a terceira idade e com crianças”, conta.
Há três anos, Ana Cláudia fundou o grupo de palhaços voluntários Além do Riso (clique aqui e conheça mais sobre o grupo). E foi em uma visita no Instituto Pró+Vida que surgiu a ideia do projeto. “Fiz uma foto de uma menina voluntária do grupo com uma residente da estância, onde surgiu a ideia do Encontro de Gerações”, explica. Essa foto abre esta matéria.
Para a idealizadora do projeto, a iniciativa representa uma reflexão do passado e futuro. “Queremos dar visibilidade aos idosos e que crianças e jovens entendam desde cedo a importância desse convívio, para que não percam a sensibilidade e respeito aos mais velhos, valorizando cada marca de sua experiência de vida”, finaliza. A entrada será gratuita. O Sesi Brás Cubas fica na rua Valmet, 171, Braz Cubas, Mogi das Cruzes. (Katia Brito / Além do Riso)