Notícias

Voluntariado

Atuar como voluntário em projetos de impacto social é uma ótima forma de investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além de terem a oportunidade de promover transformações e ajudar outras pessoas, voluntários contam com um diferencial importante em seus currículos, já que esse tipo de experiência é bem vista tanto por recrutadores.

“O trabalho voluntário contribui para o desenvolvimento das chamadas soft skills, que são habilidades que envolvem relação e interação com outras pessoas, como empatia, colaboração e comunicação”, explica Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar. “A demanda por esse tipo de habilidade é crescente”.

Além disso, o voluntariado pode ajudar a pessoa a acumular experiência para a carreira, ampliar sua visão de mundo, estabelecer networking e exercitar o autoconhecimento. “Por envolver atividades bastante ligadas a propósito, esse tipo de atuação pode ajudar o voluntário a ter um entendimento maior sobre aquilo que o motiva e que o move, facilitando a identificação de caminhos profissionais que o farão se sentir realizado”.

Visite organizações, pesquise e veja como você pode ajudar com seu tempo e seus talentos. A Cidadão Pró-Mundo, por exemplo, é uma ONG de mais de 20 anos que busca promover igualdade de oportunidades por meio do ensino voluntário de inglês em comunidades carentes das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Bragança Paulista e Diadema. Para ser professor voluntário, não é preciso ter formação ou experiência prévia na área, já que a ONG oferece treinamento com seu time pedagógico. Só é necessário, claro, ser fluente em inglês. As inscrições para o segundo semestre estão abertas até o dia 24 de maio. Além de professores, a Cidadão Pró-Mundo também recruta voluntários para atuar em funções administrativas, tanto nas unidades quanto na sede da organização. (Fonte: Fundação Estudar / Loures Consultoria)




Você também pode gostar...