Um grupo de jovens se uniu com o objetivo de ajudar as pessoas que estão se sentindo sozinhas neste período de distanciamento social pela pandemia de Covid-19. O projeto Meu Bom Amigo busca oferecer apoio a idosos, pessoas de grupos de risco para a doença e quem esteja se sentindo isolados, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e sem restrição de localidade. O atendimento é totalmente gratuito.
Criado há mais de dois meses, o Meu Bom Amigo, pretende atingir mais idosos em isolamento, já que menos da metade dos inscritos atualmente tem este perfil. “Acredito que ninguém tem uma formação ou tenha trabalhado especificamente com idosos antes. No entanto, eles são o grupo mais vulnerável durante a pandemia e por isso gostaríamos de dar uma atenção especial a eles por meio da conversa. Fazendo com que eles tenham uma companhia, um amigo para conversar e passar o tempo”, explica Victoria Fialho, que integra a organização e o time de marketing do projeto.
Os voluntários seguem o roteiro preparado por uma psicóloga. Eles estão disponíveis para conversar, compartilhar sentimentos e preocupações e também para ajudar quem tem dificuldades para usar o celular e instalar aplicativos. Não são dadas orientações com relação à medicação ou diagnóstico.
Entre voluntários e organização, são aproximadamente 60 pessoas no projeto, trabalhando online de Norte a Sul do Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Covid Solutions, uma comunidade voluntária que fornece suporte e conecta inovadores para que iniciativa como esta de alto impacto social saiam do papel.
Os atendimentos já contemplam várias cidades do país, como Jundiaí, Ribeirão Preto, São Paulo, Taubaté, Caraguatatuba, São José do Rio Preto, Rosana, Santo André e Itapecerica da Serra, todas no Estado de São Paulo, além de Brasília (DF), Joinville e Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro e Rio das Ostras (RJ), Jequié (BA) e Campo Largo (PR).
Participe
O vídeo explica o passo a passo para quem quer receber este apoio especial neste período de distanciamento social. Para quem deseja atuar como voluntário e tornar-se um Bom Amigo, entre em contato pelo site Meu Bom Amigo e também faça seu cadastro. . A iniciativa ainda busca apoio nas áreas de marketing, design, relações públicas e desenvolvimento. (Katia Brito / Imagem de Gerd Altmann por Pixabay)