Dar ao público idoso instrumentos para criar conteúdos e canais representativos das suas vozes, interesses e anseios foi um dos objetivos do Projeto Repórter 60+, que, na quarta-feira, dia 29 de maio, lança o livro “Focas Experientes – Histórias de Vida e Jornalismo no Profissão Repórter 60+”. O evento será às 19 horas, na Unibes Cultural, ao lado da estação de metrô Sumaré, na capital.
O livro narra a jornada de formação do grupo de 106 pessoas acima de 60 anos de idade que encarou o desafio lançado pelo Profissão Repórter 60+. Transformados em novatos, os experientes participantes mergulharam em uma jornada que envolveu o aprendizado e técnicas do jornalismo. A iniciativa do projeto foi além, e proporcionou um espaço para encontros, descoberta de potencialidades, socialização e renovação de propósitos.
O curso oferece aulas gratuitas de jornalismo para pessoas com mais de 60 anos. De acordo com Lilian Liang, diretora de redação da Dínamo Editora e uma das responsáveis pelo projeto, o objetivo é usar a comunicação como agente de mudança: “Queremos promover uma reciclagem do aluno e, quem sabe, ajudá-lo a encontrar uma nova vocação. Além do aspecto profissional, esse projeto possibilita a integração e socialização entre os alunos e contribui para o empoderamento do cidadão 60+ através do aprendizado.”
O projeto foi aprovado em um edital do Fundo Estadual do Idoso e tem o apoio do Conselho Estadual do Idoso e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Saiba mais no site. (Fonte: Tawil Comunicação/Foto: Reprodução Facebook)