O cenário improvável de 2020 trouxe grandes desafios, especialmente aos idosos. Por isso, o Festival Meu Vizinho, da rede de laboratórios Hermes Pardini, vai direcionar sua programação para o público 60+. O festival cultural é realizado desde 2016 via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Também por conta da pandemia do novo coronavírus, o formato em praças foi adaptado para lives. A iniciativa recebeu o nome de Viva Sua Idade e terá quatro edições.
O primeiro evento acontece neste sábado, dia 10 de outubro, às 17 horas, no canal do Hermes Pardini no YouTube, com show da Orquestra Anos Dourados, direto do Automóvel Clube de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O repertório passa por sucessos da década de 1970 e Jovem Guarda, além de sucessos atuais. Em grande estilo, a apresentação terá clássicos da música nacional e internacional.
O festival busca promover uma conexão coletiva com a terceira idade, por meio de um tradicional baile com boa música e alegria. Neste ano, o Hermes Pardini retomou a aproximação com os 60+ por meio das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). Em maio, foi produzida uma edição de um caderno de colorir direcionado a 40 ILPIs, via Movimento Gentileza. Essa conexão despertou a atenção da companhia, que agora sintetiza a integração por meio do Viva Sua Idade.
Entre 2016 e 2018, foram 20 edições do festival, reunindo mais de 50 mil pessoas em praças das cidades mineiras de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Lagoa Santa, Sete Lagoas e Santa Luzia. Com espetáculos de teatro, circo, dança e música instrumental, além de atrações turísticas locais, feiras de alimentos típicos da região e artesanato, os eventos promoveram também o cuidado com a saúde e o bem-estar.
O Festival Meu Vizinho é apresentado pelo Ministério do Turismo e Hermes Pardini, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Um projeto Árvore, realizado pelo Hermes Pardini, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
(Fontes: Casa Agência de Comunicação e Laboratórios Hermes Pardini/ Foto: Gabriel Araújo/Divulgação)