Para investigar quais são os desafios e as oportunidades da economia prateada, a Fundação Dom Cabral tem desenvolvido uma série de estudos com o apoio técnico da Hype50+ e patrocínio da Unimed-BH. O segundo volume a ser lançado pelo projeto FDC Longevidade é o TrendBook Negócios. O material pode ser acessado no link – https://materiais.hype50mais.com.br/fdc-longevidade-negocios.
De acordo com Michelle Queiroz, professora-associada da FDC e coordenadora do FDC Longevidade, o estudo apresenta conclusões propositivas em três grandes linhas-mestras: analisa o mercado da longevidade e o consumo dos maduros; revela a ascensão deste oceano prateado, destacando oportunidades e inovações; traz cases de investidores e empreendedores.
“O resultado comprova o potencial consistente do mercado dos maduros, mostrando uma gama enorme de possibilidades, que ainda podem ser exploradas e que muitos desconhecem”, afirma a coordenadora.
Para tornar tangível esse potencial, TrendBook traz um levantamento inédito, realizado pela Pipe.Social, que abarca dados sobre o mercado da longevidade, dimensões dos negócios, potencial de inovação, impacto social e perfil do empreendedor à frente das soluções para os desafios do envelhecimento.
Revolução prateada
O estudo mapeou 343 negócios voltados para atender a chamada revolução prateada. São produtos e serviços que vão de aplicativos para gestão do cuidado, passando por soluções para construção de cidades inteligentes, experiências para bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos maduros e até suporte para planejamento do fim da vida.
Do total de iniciativas levantadas na pesquisa, 40% delas destinam-se a soluções para o Cuidado e 25% na Gestão do Cuidado. Engajamento e Propósito somaram 22%; Estilo de Vida e Mobilidade e Movimento ficaram com 17% e 9%, respectivamente. Neste cenário desafiador encontram-se ainda tecnologias para dar suporte aos desafios em Saúde Mental (8%), Saúde Financeira (5%) e Fim da Vida (1%).
“Esse é um mercado extremamente novo, em ritmo acelerado de crescimento e com uma gama de oportunidades para empreender em todo o país. A região Sudeste com 64% concentrou, segundo o estudo, o maior número de soluções, seguido do Sul (13%) Nordeste (10%) Centro-Oeste (7%) e Norte (2%)”, detalha Mariana Fonseca, uma das coordenadoras do TrendBook. A íntegra do estudo FDC Longevidade – Negócios traz perfis das empresas mais inovadoras mapeadas.
Segundo Layla Vallias, especialista em Economia Prateada, cofundadora da Hype50+ e Janno, coordenadora do estudo Tsunami Prateado (mapeamento brasileiro sobre longevidade) – pode parecer um paradoxo, mas algumas das principais soluções para os problemas enfrentados pelos 60+ estão vindo de empresas jovens, com o foco em tecnologia de ponta e design.
“Eles estão quebrando o padrão dos produtos e serviços pensados para essa geração, trazendo mais cor, alegria, facilidades e empoderamento aos maduros. São esses jovens empreendedores, à frente das mais diversas startups, que estão de olho no envelhecimento e aquecendo o mercado de investimentos”, analisa Layla.
Destaques do estudo
Mais Vívida
A empresa promove uma relação intergeracional, conectando jovens em busca de trabalho com propósito e os vívidos (como costumam chamar os idosos) que necessitam de companhia em sua rotina, estímulo cognitivo e inclusão digital. A conexão acontece por meio da plataforma que busca na geolocalização, perfil pessoal, habilidades e histórico o fit perfeito para que o “jovem anjo” possa atender a demanda do maduro ou a uma solicitação do familiar cuidador.
Maturi
Pioneira no Brasil, reúne oportunidade de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking para os seniores. A recrutadora surgiu com objetivo de conectar pessoas maduras e experientes com empresas e incentivar uma cultura que valoriza a sabedoria de quem tem uma longa história de vida e muitos aprendizados para compartilhar.
Eu Vô
Com motoristas treinados em gerontologia e primeiros socorros, o serviço de transporte oferece solução para mobilidade, autonomia e qualidade de vida para os maduros que muitas vezes têm medo de sair de casa e fazer as coisas sozinhos.
Senior Concierge
Para manter a qualidade de vida e a organização da rotina dos maduros, a prestadora de cuidados para os 60+ usa o conceito Aging in Place para atender aos maduros nos locais onde eles preferem viver, seja em sua própria casa, de um familiar ou em um residencial.
Gero360
A startup desenvolveu um aplicativo para gestão de medicamentos, medições vitais e histórico de consultas de idosos. As soluções tecnológicas foram ampliadas para uma versão premium voltada para auxiliar casas de repouso, instituições de longa permanência para idosos (ILPI), agências de cuidadores, entre outros negócios, para simplificar o cuidado e contribuir com a longevidade dos maduros.
ISGame
O Curso para 50+ promove a inclusão digital, socialização e integração intergeracional por meio das aulas. A International School of Game também criou o Aplicativo Cérebro Ativo com jogos de estímulos cognitivos, físicos e sociais e monitoramento da saúde que ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, planejamento e concentração.
(Fontes: Fundação Dom Cabral / Hype 50+)