No Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro, e um ano antes do centenário de Paulo Freire foi lançada oficialmente a Escola de Conselhos, que agora leva o nome do educador e filósofo reconhecido no Brasil e internacionalmente. A iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo em conjunto com o Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI) terá sua quarta turma em 2021, com início previsto para fevereiro.
A Escola de Conselhos Professor Paulo Freire tem como objetivo capacitar pessoas idosas da cidade de São Paulo para o papel de conselheiros e conselheiras, órgão que tem papel chave no exercício da democracia participativa e no controle social das políticas para um envelhecimento digno e saudável da população paulistana.
O evento de lançamento foi comandando por Sandra Regina Gomes, coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da SMDHC, e contou com a presença da diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire, Angela Biz Antunes, representando o filho do educador Lutgardes Costa Freire.
Angela afirmou que mais que uma homenagem ao nome de Paulo Freire (foto), a Escola é um reconhecimento às causas com as quais ele se comprometeu: direitos humanos, democracia, justiça social, igualdade de direitos e uma educação comprometida com a transformação social e a construção de realidades mais justas e sustentáveis.
Com mandato prorrogado em razão do adiamento das eleições do GCMI, devido ao aumento de casos da pandemia de Covid-19, a presidente do órgão, Marly Feitosa, destacou que a Escola atende a um anseio antigo dos conselheiros, que mesmo militantes da causa, precisam se empoderar e tomar conhecimento de nuances da lei e de questões ligadas a população idosa. Marly também destacou as atribuições do órgão e as mudanças que vem ocorrendo, como a lei que deve entrar em vigor em 2023.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Cláudia Carletto, também presente, ressaltou os desafios enfrentados ao longo de 2021 em razão da pandemia e a busca por soluções alternativas que atendessem as demandas dos idosos, com a participação ativa de Sandra Gomes e Marly.
“Fico muito feliz fazer parte construção de uma história tão maravilhosa, formando idosos, capacitando e ouvindo, para que por meio do diálogo consigamos construir sociedade mais inclusiva, mais humana mais democrática que atenda a todo mundo”, afirmou a secretária.
Programação
A programação validada para 2021 inclui aulas com o Grande Conselho, sobre políticas públicas – formulação e implementação, conhecendo a situação da população idosa e enfrentamento da pandemia, políticas de garantia de direitos, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, habitação e transporte, orçamento, entre outros.
As aulas com duração de uma hora e meia terão participação de representantes de secretarias municipais e órgãos que têm assento no Grande Conselho e serão transmitidas pelo canal da secretaria no YouTube. Participantes de outros conselhos da cidade também poderão participar. Mais informações no site da SMDHC.
(Katia Brito/ Imagem: Reprodução YouTube)