Mesmo com as academias e equipamentos públicos voltados para a prática de exercícios fechados, é possível manter o corpo em movimento durante o isolamento para o combate ao novo coronavírus, o Covid-19 (saiba mais sobre a pandemia no blog). Desde quinta-feira, dia 9 de abril, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, iniciou o projeto Academia em Casa com aulas disponíveis nas páginas nas redes sociais. São exercícios físicos que podem ser feitos em casa por adultos e pessoas idosas.
A primeira videoaula já está disponível nas páginas da Prefeitura de Mogi das Cruzes no Facebook, no Instagram e no Youtube. São aproximadamente seis minutos, onde a professora explica os exercícios que podem ser feitos e o número de repetições para cada movimento. Confira a primeira aula indicada para idosos disponível no YouTube:
As aulas do Academia em Casa serão publicadas nas terças e quintas-feiras a partir das 9 horas. Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, “são exercícios simples, que as pessoas podem fazer em casa e com objetos que existem nas residências, como garrafas pet ou cabo de vassoura. É importante que as pessoas observem o seu limite ao fazer a atividade física, não forçando a movimentação”.
O secretário reforça que a realização de exercícios físicos é importante neste período de isolamento social para manter a qualidade de vida das pessoas. A atividade física também auxilia na melhoria da imunidade, das condições mentais e da saúde geral das pessoas.
Os movimentos realizados são feitos de acordo com o público-alvo do segmento da videoaula. No Facebook e no Instagram, os dois segmentos estão juntos na mesma publicação para facilitar o acesso. Já no Youtube, são separados com um vídeo voltado para jovens adultos e outro para a terceira idade.
Quarentena
As atividades oferecidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nos centros esportivos, aulas das Academias da Terceira Idade (ATIs) e em outros espaços públicos foram suspensas devido à pandemia de Covid-19. Espaços como os ginásios municipais, o Centro Municipal do Paradesporto e o Núcleo de Avaliação Física (NAF) também estão com as suas atividades suspensas. (Fohte: Prefeitura de Mogi das Cruzes / Imagem: Reprodução)