Quedas, embora não seja uma consequência do envelhecimento, são comuns nesta fase da vida. Por isso a importância do dia 24 de junho, Dia Mundial de Prevenção de Quedas. A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo principal alertar as pessoas idosas. Esse é o foco do webinar “Quedas em idosos – Prevenção e Tratamento”, que será realizado no dia 2 de junho (quarta-feira), às 19h30, pela Associação Paulista de Medicina (APM).
No evento, que será transmitido no canal do YouTube da APM, especialistas vão falar sobre a prevenção de quedas dentro da atenção primária e a contribuição do profissional de saúde. Os apresentadores serão o presidente da APM, prof. Dr. José Luiz Gomes do Amaral, e o vice-presidente, prof. Dr. Luiz Eugênio Garcez Leme. O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – regional São Paulo (SBGG-SP), Dr. Maurício de Miranda Ventura, será o mediador.
Entre os palestrantes convidados, o Dr. Fabio Campos Leonel, especialista em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), que abordará o tema “Anamnese do idoso caidor – O que não podemos deixar de perguntar”. Também participará o Dr. Adson da Silva Passos, médico geriatra, com ênfase em áreas como oncogeriatria e cuidados paliativos, com o tema “Por que avaliar a depressão é tão importante para prevenir quedas?”.
Referência na temática, a profa. Monica Perracini abordará o “Papel dos testes físico-funcionais na avaliação do risco de quedas”. A professora é fisioterapeuta, especialista em Gerontologia, consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e membro do grupo de pesquisa Prevquedas Brasil, professora do programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da UNICID.
O evento ainda terá como palestrante o Dr. Sérgio Marcio Pacheco Paschoal, Doutor em Ciências pela USP, médico geriatra e coordenador do grupo de pesquisa Prevquedas Brasil. O Prev Quedas Brasil desenvolve atividades de assistência, ensino e pesquisa, cujo principal objetivo é avaliar, diagnosticar e acompanhar longitudinalmente idosos com história de quedas. O tema da palestra será “Papel dos profissionais de saúde na prevenção de quedas na atenção primária”.
Quedas
De acordo com o Instituto Nacional de Traumotologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde, a queda pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda, e ainda contribuem para o aumento da dependência e institucionalização. A estimativa é que um em cada três indivíduos com mais de 65 anos seja vítima de queda. Dentre os 80+, 40% cai a cada ano, e entre os institucionalizados, o índice chega a 50%. A prevenção deve envolver idosos, cuidadores e profissionais de saúde.
(Fontes: Associação Paulista de Medicina – APM e Instituto Nacional de Traumotologia e Ortopedia – Into / Imagem : Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com)