Pelo 14º ano, o aposentado Mario Alves dos Santos, de 70 anos, representou os idosos do Lar São Francisco de Assis, de Praia Grande, no litoral de São Paulo, na maior prova de pedestrianismo da região, os 10 Km Tribuna FM. Ao lado de seu acompanhante, cruzou a linha de chegada da corrida de rua de longa distância, realizada no dia 21 de maio na cidade de Santos, bastante animado.
O treino de Mario foi realizado na própria unidade onde vive, no quintal ou dando voltas na rua. Há mais de 10 anos, ele compete e guarda com carinho as medalhas que recebeu em todas as edições que participou.
O acompanhante do aposentado nas pistas também é seu parceiro no dia a dia. Carlos Eduardo da Silva Mascena é auxiliar de enfermagem e trabalha no Lar São Francisco de Assis. “Acompanhar nosso morador foi maravilhoso, ele estava no ritmo dele, conversando bastante e bem-disposto. Ele está mais acostumado que eu, tirou de letra o percurso da prova”, contou.
Para Mario, participar da edição de 2023 foi viver um momento especial, já que foi realizada em homenagem ao Rei Pelé. “Eu achei maravilhosa, foi muito bom, gostei muito e a Tribuna está de parabéns! Igual a essa não vai ter nunca mais”. O percurso da prova valoriza as belezas naturais de Santos desde o Centro Histórico até a orla da praia, reunindo atletas, tanto de elite quanto amadores, das mais variadas partes do Brasil e do mundo.
ILPI
O Lar São Francisco, onde Mario reside, é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) administrada pelo município de Praia Grande, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade. No local, vivem pessoas idosas que foram vítimas de maus tratos, abandono ou que tiveram seus direitos violados. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (13) 3494-2694.
(Fontes: Prefeitura de Praia Grande/Tribuna FM)