A Câmara dos Deputados divulgou nesta quarta-feira, dia 18 de agosto, os escolhidos para receber o Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa edição 2021. Os cinco agraciados serão:
Padre Júlio Lancellotti (SP)
Vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo, na cidade de São Paulo, conhecido pelo seu trabalho em benefício da população em situação de rua e ativista de direitos humanos. Atua na Pastoral do Povo da Rua em defesa dos direitos. Indicado pelo deputado Alexandre Padilha (PT/SP) e por meio de um abaixo-assinado da população.
Obras Sociais Irmã Dulce (BA)
Entidade filantrópica de atendimento gratuito na saúde, educação e assistência social, que oferece atenção integral, multidisciplinar e humanizada ao idoso em Salvador. Indicação do deputado Jorge Solla (PT/BA)
Karla Giacomin (MG)
Médica geriatra, coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento às Instituições de Longa Permanência para os Idosos (ILPIs), consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e vice-presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR). Seu trabalho na Frente Nacional já foi apresentado no Fórum Econômico Mundial e na Plataforma Global sobre covid-19. Karla Giacomin defende a construção de uma Políticas Nacional de ?Cuidados Continuados. Indicação das deputadas Lídice da Matta (PSB/BA) e Tereza Nelma (PSDB/AL)
Sociedade Cultural e Beneficente Monsenhor Alonso (ES)
Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI) que exerce ação de proteção e abrigo aos moradores de rua na cidade de Vitória. Indicação da deputada Norma Ayub (DEM/ES)
Lidiane Charbel Souza Peres (MG)
Assistente social e gerontologista em Juiz de Fora (MG), foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). Hoje é coordenadora adjunta da Fórum de Instituições de Longa Permanência para Idosos e também faz parte de um grupo de pesquisa da Frente Nacional de Fortalecimento às ILPIs. Indicação do deputado Dr. Frederico (PATRIOTA/MG), presidente da CIDOSO
Premiação
O Conselho Deliberativo da premiação, responsável pela escolha, é constituído pela segunda-secretária da Mesa, por membros titulares da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e por um representante de cada partido político com assento na Câmara, indicado por seu respectivo líder. Caso a bancada não possua membro titular na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.
A solenidade de premiação será realizada na semana de 1º de outubro, data em que se comemoram o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ocasião em que também serão celebrados 18 anos do Estatuto do Idoso, Lei nº. 10.741, de 1º de outubro de 2003.
Reconhecimento
Criado em setembro de 2017, o Prêmio Zilda Arns é um reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa, concedido anualmente a até cinco homenageados.
Trata-se de uma homenagem a Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, conselheira no Conselho Nacional de Saúde e uma das fundadoras da Pastoral da Criança.
(Fontes: Câmara dos Deputados e Mais Vertentes / Imagem principal: Amor foto criado por prostooleh – br.freepik.com)