A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) preparou uma cartilha com recomendações para evitar o contágio pela Covid-19 para quem vai receber convidados ou celebrar as festas de fim de ano em outro local. A instituição alerta que a forma mais segura de passar o Natal e o Réveillon é ficar em casa e comemorar apenas com as pessoas que moram com você.
Seja em casa ou em outro local, as festas expõe as pessoas a diferentes níveis de contágio. Por isso algumas das recomendações são:
- Usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo;
- Ter um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a manter limpa e seca entre os usos;
- Ter uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira);
- Evitar aglomerações e manter a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes;
- Evitar apertos de mão ou abraços;
- Dar preferência a locais abertos ou bem ventilados;
- Lavar as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou use álcool;
- Não compartilhar objetos, como talheres ou copos.
Distanciamento
Evite encontros nas festas de fim de ano se estiver com sintomas relacionados à Covid-19 ou já tem o diagnóstico da doença; está no período de 14 dias desde que teve os primeiros sintomas (mesmo que não tenha feito um teste de diagnóstico); aguarda o resultado de um teste molecular ou manteve contato com alguém que teve a doença nos últimos 14 dias.
Também é recomendado manter o isolamento social se você faz parte ou mora com alguém que faz parte do grupo de risco para casos graves de Covid-19, como portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado, imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoimunes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos de idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças menores de 5 anos. Acesse o texto completo no link.
(Fontes: Fiocruz e Ministério da Saúde / Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay)