Ícone do site Nova Maturidade

Cartilha desmitifica o sexo e sexualidade depois dos 60

Sexo e sexualidade cartilha Fabricio Oliveira

No dia 6 de setembro, Dia Mundial do Sexo, foi lançada no Brasil e em Portugal, por meio do projeto Envelhecer, a cartilha Sexo e Sexualidade na Longevidade. Elaborada pelo psicólogo e gerontologista Fabricio Oliveira, a cartilha pretende desmitificar preconceitos e informar idosos sobre o tema, explicando o que é sexo e o que é sexualidade.

Sexo e sexualidade cartilha Fabricio Oliveira

A ideia da cartilha, segundo Fabricio, surgiu da grande demanda de perguntas e informações sobre o tema: “Em sete anos de pesquisas e estudos com artigos publicados e premiados sobre o tema, ainda encontro em palestras, rodas de conversa e congressos que participo um tabu e receio de abordar o tema”.

A cartilha do gerontologista traz alguns mitos sobre “Sexo e Sexualidade”, lista de filmes e livros sobre o tema. O objetivo é ajudar as pessoas a entenderem melhor o sexo e a sexualidade depois dos 60 anos. Haverá ainda uma lista de aplicativos de relacionamentos exclusivo para pessoas maduras.

“As pesquisas vêm comprovando com resultados significativos uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida das pessoas com vínculos emocionais saudáveis, principalmente pessoas acima dos 60 anos”, conclui. Acesse aqui a cartilha.

Longevos

Nesse momento de pandemia de Covid-19, com as atividades presenciais suspensas, o especialista criou o projeto Registros de Longevos: Quer Saber Quem Eu Sou?, que foi destaque no blog Nova Maturidade. No blog de Fabricio foi criada uma página para registrar histórias de vida de pessoas idosas. 

O gerontologista também atua como voluntário no condomínio Cidade Madura, em seu estado Natal na Paraíba, programa habitacional do governo paraibano voltado para pessoas idosas. Criado em 2014 pela Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, o projeto também foi tema de matéria. (Imagem principal de Candid_Shots por Pixabay)

Sair da versão mobile