Desde sexta-feira, 4 de julho, durante o período de férias, a Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, relembrará, por meio de oficinas, visitas temáticas e exibição de filmes, as tradições que os imigrantes italianos trouxeram para o Brasil. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O espaço de cultura fica na rua Tibiriçá, 776, no centro. Mais informações e inscrições pelo site www.casadamemoriaitaliana.com.br, pelo e-mail
contato@casadamemoriaitaliana.com.br ou pelo telefone (16) 3625-0692. No site é possível fazer um tour virtual.
“O que carregamos na bagagem quando viajamos? E quando mudamos de moradia, de cidade e de país, quais são os pertences fundamentais que levamos?”, indaga Alice Registro, gestora-executiva da instituição. De acordo com ela, ao trabalhar e propor ações sobre essa temática, o público pensa e reflete sobre as causas da imigração e retoma o que, realmente, é levado de uma cultura para outra.
A agenda contemplará visitas que estimularão os participantes a criar uma pequena mala de viagem de papel para guardar as principais memórias e pertences que levariam para um longo passeio. O objetivo é “proporcionar um momento de ponderação sobre a importância das principais coisas da vida e o que podemos carregar em momentos de mudanças”, destaca Alice.
Já o Domingo em Família contará com visitas monitoradas e ações para crianças a partir de 10 anos. Uma oficina de marchetaria geométrica será ministrada pelo artista visual Rogerio Baldini e tem como objetivo o resgate da técnica artesanal desenvolvida por alguns imigrantes, entre eles a própria família do artista. A atividade utilizará lâminas de madeira para criar desenhos geométricos em caixas de MDF. Para esta prática é necessária inscrição prévia no site da instituição.
A exibição do filme “Fievel, um conto americano” é outra atração. A história narra a imigração do ratinho Fievel e sua família da Rússia para a América. Em outra sessão, o Cine Memória Itália apresentará o longa “Três Homens em Conflito”. Dirigido por Sergio Leone, o clássico é um bang-bang italiano, com três pistoleiros que competem para descobrir uma fortuna em ouro. Durante as mostras será servido pipoca e guaraná ao público.
“Serão diversas programações para os participantes aproveitarem as férias com muita informação, cultura e entretenimento”, reforça a gestora. O agendamento de visita de grupos para segundo semestre está aberto. Os dias para as visitas mediadas são: quarta-feira pela manhã e sexta à tarde. As reservas podem ser feitas pelo telefone ou e-mail.
Agenda
Visitas com Oficinas
Em julho, as visitas guiadas à Casa da Memória Italiana serão direcionadas para toda família e com oficina de criação na sequência.
Datas: 11, 18 e 25 de julho (quintas-feiras), às 14 horas
Visitas aos Sábados
Os tradicionais passeios mediados pelo interior do museu continuam aos sábados.
Datas: 13, 20 e 27 de julho (sábados), às 10 horas
Domingo em Família – Visitas monitoradas
Data: 14 de julho (domingo), das 10 às 12 horas
Domingo em Família – Oficinas
Data: 14 de julho (domingo), às 9h30 e às 11 horas
Fievel, um conto americano
Data: 12 de julho (sexta-feira), às 14 horas
Cine Memória Itália (Especial de Férias)
Data: 20 de julho (sábado), às 18 horas (Fonte: Núcleo da Notícia)