Ícone do site Nova Maturidade

Ciclo Intergeracional propõe vivências arteterapêuticas

Arteterapia Ciclo Intergeracional Jane Barreto

Que tal experimental Arteterapia na Veia, um “medicamento” para este período de pandemia que não tem contraindicação? Jane Barreto, arte-educadora, arteterapeuta, psicopedagoga e mestre em Reabilitação e Inclusão Social idealizou uma série de encontros online gratuitos: o Arteterapia: Ciclo Intergeracional.

A partir de sexta-feira, 10 de julho, até o dia 21, sempre às 15 horas, pela plataforma Google Meet, especialistas de diferentes áreas vão propor vivências arteterapêuticas em música, arte visual, dança, storytelling, horticultura, teatro e crochê. A programação, segundo Jane, é uma forma de acolher as pessoas a partir das suas angústias e sentimentos relatados na pandemia e o que ela causa em razão do distanciamento físico e social.

Geralmente voltado ao público 60+, o Ciclo foi ampliado e vai atender diferentes gerações. “Ao saber do ciclo que seria realizado com público sênior, jovens e crianças perguntaram se poderiam participar pois estavam se sentindo entediados e muito sozinhos em casa”, conta a idealizadora do ciclo.

“A arteterapia é uma proposta de práticas terapêuticas que utiliza diversas linguagens da arte como música, teatro, dança, entre outras, facilitando o acesso ao universo simbólico e imaginário transportando para o real, possibilitando auto conhecimento novas descobertas e qualidade de vida. No caos a arteterapia pode aliviar, em alguns momentos até curar mas sempre consolar”, explica. Veja mais na entrevista concedida por Jane ao blog Nova Maturidade.

Programação

A abertura do Arteterapia: Ciclo Intergeracional será na sexta-feira, dia 10 de julho, às 15 horas, com treinamento para uso da ferramenta Google Meet e lançamento do ciclo de vivência que começam na semana seguinte. Participe da roda de conversa para apresentação do programa pelo link https://meet.google.com/cxn-wmcs-bfj.

Os demais encontros serão sempre às 15 horas. Confira os convidados:  

Dia 13 de julho (segunda-feira) – Kleber Mazziero, maestro, artista, produtor e educador

14 (terça-feira) – Simone Rocha, educadora, atelierista e mestre em Processos Criativos

15 (quarta-feira) – Cristina Frade, educadora ambiental

16 (quinta-feira) – Danielle Moura, psicóloga, produtora cultural, artista e educadora bilíngue

17 (sexta-feira) – Deise Alves, educadora corporal e artista

20 (segunda-feira) – Rubia Reame e Rubia Konstanyni – atrizes, artistas e educadoras

21 (terça-feira) – Ana Paula Portes – crocheteira, oficineira e educadora em Libras  

(Katia Brito / Imagem de Pexels por Pixabay

Sair da versão mobile