Que tal experimental Arteterapia na Veia, um “medicamento” para este período de pandemia que não tem contraindicação? Jane Barreto, arte-educadora, arteterapeuta, psicopedagoga e mestre em Reabilitação e Inclusão Social idealizou uma série de encontros online gratuitos: o Arteterapia: Ciclo Intergeracional.
A partir de sexta-feira, 10 de julho, até o dia 21, sempre às 15 horas, pela plataforma Google Meet, especialistas de diferentes áreas vão propor vivências arteterapêuticas em música, arte visual, dança, storytelling, horticultura, teatro e crochê. A programação, segundo Jane, é uma forma de acolher as pessoas a partir das suas angústias e sentimentos relatados na pandemia e o que ela causa em razão do distanciamento físico e social.
Geralmente voltado ao público 60+, o Ciclo foi ampliado e vai atender diferentes gerações. “Ao saber do ciclo que seria realizado com público sênior, jovens e crianças perguntaram se poderiam participar pois estavam se sentindo entediados e muito sozinhos em casa”, conta a idealizadora do ciclo.
“A arteterapia é uma proposta de práticas terapêuticas que utiliza diversas linguagens da arte como música, teatro, dança, entre outras, facilitando o acesso ao universo simbólico e imaginário transportando para o real, possibilitando auto conhecimento novas descobertas e qualidade de vida. No caos a arteterapia pode aliviar, em alguns momentos até curar mas sempre consolar”, explica. Veja mais na entrevista concedida por Jane ao blog Nova Maturidade.
Programação
A abertura do Arteterapia: Ciclo Intergeracional será na sexta-feira, dia 10 de julho, às 15 horas, com treinamento para uso da ferramenta Google Meet e lançamento do ciclo de vivência que começam na semana seguinte. Participe da roda de conversa para apresentação do programa pelo link https://meet.google.com/cxn-wmcs-bfj.
Os demais encontros serão sempre às 15 horas. Confira os convidados:
Dia 13 de julho (segunda-feira) – Kleber Mazziero, maestro, artista, produtor e educador
14 (terça-feira) – Simone Rocha, educadora, atelierista e mestre em Processos Criativos
15 (quarta-feira) – Cristina Frade, educadora ambiental
16 (quinta-feira) – Danielle Moura, psicóloga, produtora cultural, artista e educadora bilíngue
17 (sexta-feira) – Deise Alves, educadora corporal e artista
20 (segunda-feira) – Rubia Reame e Rubia Konstanyni – atrizes, artistas e educadoras
21 (terça-feira) – Ana Paula Portes – crocheteira, oficineira e educadora em Libras