No Circuito das Águas Paulista, há opções para quem gosta de aventuras, quem procura momentos românticos, quem gosta de uma boa mesa e quem prefere as boas compras. As nove cidades do circuito, no interior de São Paulo, oferecem passeios para aqueles que já passaram dos 60 anos com os mais diferentes perfis, afinal são muitas as velhices. Veja o que as cidades oferecem:
Águas de Lindóia
Nada melhor do que tirar um fim de semana para relaxar no Balneário Municipal, aproveitando os banhos medicinas nas águas com várias propriedades terapêuticas ou uma ducha escocesa, terminando o dia com uma massagem relaxante. Não deixe de se deliciar com a gastronomia local, que tem um toque da comida mineira.
Balneário é destaque em Águas de Lindóia Amparo proporciona boas surpresas
Amparo
Visitar as propriedades rurais pode trazer boas surpresas gastronômicas. Várias delas têm produção própria de vinhos, com direito a degustação. Algumas oferecem almoço feito em fogão à lenha e espaços para viver a experiência do campo.
Holambra
Quem visita a cidade (em destaque na imagem principal) que integra o Circuito das Águas tem que fazer uma parada no portal para uma foto. Depois, uma boa opção de passeio é o Parque Van Gogh, com largas alamedas e réplicas de quadros do pintor holandês.
Na Orla dos Chalés, há casinhas com arquitetura temática. Uma parada no lago para contemplar a paisagem e se deliciar com doces holandeses do café que há no local vai fazer a viagem ainda mais especial. Aproveite para comprar flores no entreposto na entrada da cidade.
Jaguariúna
Visite a estação ferroviária, que foi a última parada do primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurada em 1875 sob a denominação Viação Férrea Campinas-Jaguariúna. O atual prédio da estação foi inaugurado em 1945 e suas características arquitetônicas neocoloniais agregam ao edifício maior significado entre as demais estações da linha. Na estação há o Museu Ferroviário e passeios de maria fumaça.
Estação é destaque em Jaguariúna Relaxe e aproveite a natureza em Lindóia
Lindóia
Um bom destino para relaxar no Circuito das Águas. O rio que corta a cidade é bastante convidativo para momentos de contemplação ou para pescar.
Monte Alegre do Sul
O Radicais da Natureza, no bairro do Lambedor, tem um passeio diferente a bordo de um Jeep F85, percorrendo fazendas e alambiques tradicionais da cidade. O empreendimento ainda oferece trilhas em ambientes naturais, históricos e rurais, com diversos graus de dificuldade.
Em Monte Alegre, alambiques e fazendas Pedreira reserva boas compras
Pedreira
Quem não gosta de boas compras? A cidade de Pedreira é um shopping a céu aberto. Há lojas de porcelanas, desde as mais tradicionais às com designs mais modernos, principalmente na avenida principal, que tem largas calçadas e muita tranquilidade. Para quem gosta da tradicional comida caipira feita em fogão à lenha, há boas opções nas chácaras que estão nas áreas rurais.
Serra Negra
Além do clima ameno das montanhas e o lindo cenário da Serra da Mantiqueira paulista, a cidade acolhe o público 60+, com calçadas perfeitas e lojas de itens em couro, blusas de lã e delícias artesanais, como geleias e licores. A praça central é um ponto de encontro e convida o visitante a sentar em um de seus bancos e aproveitar a paisagem exuberante e o ar puro da cidade.
Clima das montanhas em Serra Negra Aventure-se em Socorro
Socorro
A cidade é exemplo de acessibilidade no Circuito das Águas, seja nas calçadas largas, nos equipamentos públicos e nas atrações turísticas. Além do casario histórico, há dezenas de passeios ligados à natureza, geralmente com uma forte pegada de turismo de aventura.
Saiba mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP) em: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br
(Fonte: Assimptur / Imagens: CICAP – Divulgação)