Vem aí a sétima edição do Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga dos Idosos. Pelo segundo ano consecutivo o evento acontecerá em parceria com a Longevidade Expo+Fórum. O congresso, programado para o dia 30 de setembro, das 14 às 17h, passou a integrar a programação do evento, que ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, no Expo Center Norte.
As inscrições para o Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga dos Idosos e para toda a programação do Longevidade Expo+Fórum pode ser feita no site do evento. Clique aqui e garanta a sua participação.
O congresso é fruto de uma parceria entre mais de 50 entidades ligadas ao tema do Envelhecimento. O idealizador do evento é o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Gilberto Natalini (foto), que na época era vereador. Esse ano o Congresso será presidido pelo vereador Eliseu Gabriel.
O tema desta edição é “A pessoa idosa e o planeta (eixo direito da pessoa idosa)”, em referência ao desafio da sobrevivência da pessoa idosa, num mundo com uma preocupação cada vez menor com as questões ambientais.
Com foco sempre no protagonismo da pessoa idosa, entre os nomes confirmados estão o Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil | ILC Brazil e a jornalista Claudia Collucci, colunista do Jornal Folha de São Paulo e colaboradora do British Medical Journal.
Na mesa de abertura estarão o vereador Eliseu Gabriel; o secretário executivo de Mudanças Climáticas da cidade de SP, Gilberto Natalini; a secretária de Direitos Humanos, Soninha Francine; o secretário de Esportes e Lazer, Cacá Vianna; o presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman; a Presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Cida Portela, e o superintendente do Hospital Premier- Samir Salman, entre outras autoridades e personalidades.
Participarão da mesa de debates, que será moderada pelo Natalini: Helita Honda, mestre em gastronomia funcional, fitoterápica e gestora do pedra 90; Dr. Paulo Saldiva, coordenador da plataforma de autópsia para uso em estudos de saúde pública, incluindo Covid-19 e membro do Comitê Científico da Sociedade Internacional de Saúde Urbana, além de membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Nacional de Medicina, e Eduardo Trani, assessor de planejamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
(Texto e imagens: divulgação)