O Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Mogi das Cruzes, cidade na Região Metropolitana de São Paulo, recebeu na segunda-feira, dia 17 de junho, um kit completo de equipagem com um veículo zero quilômetro, uma caixa de som acústica, um projetor de imagem, um bebedouro elétrico, três computadores, uma impressora multifuncional e uma tv led. A presidente do CMI, Juraci Fernandes de Almeida, recebeu o kit do prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB).
Os equipamentos foram adquiridos com verba de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal Roberto Lucena (PODE/SP), que esteve presente na cerimônia. Para ele, o objetivo é facilitar o trabalho do Conselho Municipal do Idoso e apoiar políticas direcionadas à terceira idade.
O evento ainda marcou a posse dos novos membros do CMI para o biênio 2019/2021. A cidade conta com programas e equipamentos especializados no atendimento aos idosos, como Pró-Hiper, UnicaFisio, Academias da Terceira Idade e o Centro Dia do Idoso, além de uma unidade do programa Vila Dignidade do governo do Estado de São Paulo.
Entre os presentes também estava o presidente do Instituto Pró+Vida São Sebastião, o padre Vicente Morlini, de 91 anos, um dos pioneiros na defesa dos direitos dos idosos na cidade, tendo atuado na fundação do Conselho Municipal do Idoso e no órgão estadual. Na ocasião, ele destacou que
envelhecer não tem sido um problema, ao contrário, garantiu que “está sendo até gostoso”.
Governo federal
Os kits fazem parte de uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI). Mogi está entre os 17 municípios contemplados: Pau dos Ferros (RN), Gravatal (SC), Santo Amaro da Imperatriz (SC), Santana (AP), Tartarugalzinho (AP), Pederneiras (SP), Niterói (RJ), Picuí (PB), Rio Claro (RJ), Mossoró (RN), Santa Cruz (RN), Remígio (PB), Nísia Floresta (RN), Parnamirim (RN), Itaperuna (RJ) e Maxaranguape (RN). (Fontes: Prefeitura de Mogi das Cruzes / Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos / Foto: Ney Sarmento / PMMC)