Os membros da sociedade civil que vão compor a nova gestão do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo foram definidos no pleito realizado ontem, dia 22 de outubro, pela primeira vez de forma virtual em razão da pandemia de Covid-19. Para as 26 vagas – 13 para titulares e 13 para suplentes – foram habilitados 28 candidatos das sete macrorregiões do Estado, nove deles pela capital São Paulo. O pleito pode ser acompanhado pelo canal do YouTube do Conselho.
Como disse Vera Luzia do Nascimento-Fritz, presidente da atual gestão, ao final do pleito, o número de candidatos é preocupante, se avaliarmos que há 645 municípios no Estado e mais de 300 têm um Conselho do Idoso. “Temos muitas pessoas envolvidas com o envelhecimento e tivemos apenas 29 inscritos, dispostos a trabalhar para este tema, é muito pouco. Precisamos mudar o nosso olhar, assumir o nosso espaço, não só como velho, mas como cidadão”, afirmou. O número não foi maior nem mesmo com a prorrogação das inscrições, realizadas em setembro.
Apenas as macrorregiões IV (Bauru, Itapeva, Marília, Avaré e Botucatu) e VII (São Paulo capital) tinham o número suficiente de candidatos para preencher as vagas correspondentes. Com isso, candidatos mais votados foram redistribuídos para suprir as vagas faltantes nas demais macrorregiões.
Vera destacou o papel dos conselheiros na deliberação e fiscalização de políticas públicas para pessoas idosas, levando em conta a pluralidade e diversidade. Na busca por efetivar ações, ela afirmou que é preciso avaliar os recursos financeiros necessários e também as questões políticas, mas não de forma partidária, já que o órgão não tem esse perfil.
Na foto principal, Vera ao lado do atual vice-presidente, Thomas Freund, e da conselheira Margareth Martins Freitas, na Conferência Estadual, realizada em 2019. Os três participaram do pleito ontem, além de outros conselheiros que compuseram a comissão eleitoral.
Futura gestão
A nova gestão terá início em novembro com mandato até novembro de 2022. “Que a próxima gestão consiga realizar coisas que não realizamos. Estar no Conselho também é limitação, não só sucesso, mas. antes de tudo, estar atento para com o outro e nos complementarmos. Esta nossa gestão caminhou porque foi harmônica. Espero que vocês encontrem harmonia para assumir o trabalho que espera vocês. Sejam bem-vindos e boa sorte na próxima gestão”, destacou.
Além dos representantes de entidades eleitos ontem, com comprovada atuação na área da defesa ou da promoção dos direitos da pessoa idosa no Estado de São Paulo, o Conselho conta com 11 representantes das Secretarias de Estado, um representante do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) e um representante do Ministério Público Estadual. Os representantes do poder público serão indicados por cada órgão.
A posse da nova gestão será em novembro, em data a ser definida. Com a posse dos novos conselheiros, terá início o processo de eleição do presidente e vice-presidente.
Confira a lista dos representantes eleitos da sociedade civil para o Conselho Estadual do Idoso:
Macrorregião I – Campinas, Mogiana, Piracicaba e Sorocaba
Titulares – Gilberto Máximo, que era o único candidato, e Adilson Lima da Silva (redistribuição, concorria pela Macrorregião V)
Suplentes – Rachel Vainzoff Katz e Edith Modesto dos Santos, que concorriam por São Paulo.
Macrorregião II – Alta Sorocabana, Alta Noroeste, Alta Paulista, Fernandópolis e São José do Rio Preto
Titulares – Emilene Teixeira da Silva e Graciano José Ribeiro
Suplentes – Orivaldo Sidnei Salles Magalhães e Donato Rodrigues (concorria por São Paulo).
Macrorregião III – Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto
Titulares – Ana Lúcia de Souza e Hélio José de Paiva
Suplentes – João Roberto de Souza e Rodrigo Cardoso Bonicenha (concorria por São Paulo)
Macrorregião IV – Bauru, Itapeva, Marília, Avaré e Botucatu
Titulares – Anna Carolina Mondillo e Sonia Aparecida Matos Ribeiro da Silva
Suplentes – Fabrício Mendes Ferreira e Valdete Lopes Ferreira
Macrorregião V – Baixada Santista, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira
Titulares – Rodrigo Avelino Alves dos Santos e Valdir Navas
Suplentes – Diego Félix Miguel e Victor Ferrazolli Junior (ambos concorriam por São Paulo)
Macrorregião VI – GSP Norte (Guarulhos), GSP Leste (Mogi das Cruzes), GSP Oeste (Osasco), GSP ABC
Titulares – Cláudio Sebastião Favatto e Kelen Garcia
Suplentes – Lia Nasser Marques e Cláudia Maria Guedes Oliveira de Alencar (era candidata por São Paulo)
Macrorregião VII – São Paulo – capital
Titular – Alexandre Teixeira Ramos
Suplente – Marília Anselma Viana da Silva Berzins
(Katia Brito)