Maria Anastácia Manzano*
E eu corri pro violão, num lamento, e a manhã nasceu azul / Como é bom poder tocar um instrumento (Caetano Veloso)
Fiz uma nova amiga durante a quarentena e ao iniciar este texto me dei conta que temos idades palíndromas, ela no auge dos seus 84 anos e eu com meus humildes 48. Estamos conversando regularmente e a música faz parte de nossos assuntos cotidianos.
A cada dia ela vem com várias canções, cantores e compositores e passamos momentos agradáveis curtindo um som. E engana-se quem pensar que ela gosta apenas de músicas antigas pois já fui surpreendida com Margareth Menezes, Bruno e Marrone e o movimento Mangue Beat. Essa minha amiga é realmente muito especial.
Um dos nossos passatempos preferidos é ela me falar um verso ou trecho eu encontrar a canção com a ajuda da internet. Outro dia ela me veio com uma cantada pelo Moreira da Silva que dizia assim: Não é que Doca, um criolo comportado, ficou tarado quando viu a Dagmar… Sinsalabim! e encontramos a canção. Piston na Gafieira.
No mesmo dia, procurando outra, que já nem me lembro, caímos na Berimbau, de Vinícius de Moraes. Pronto, a ideia já se formou na minha cabeça e compartilhei com ela. – Vou escrever um texto sobre as músicas que falam de instrumentos musicais! – E não é que ela me trouxe mais uma canção: Kid Cavaquinho. Com a graciosa Tem gato na tuba e a romântica Prova de Carinho fechei o texto de hoje para o deleite dos amigos.
Vamos ouvir! Começando pelo naipe dos metais.
Agora dando vez às cordas, bem brasileiras.
Valeu minha amiga! Enquanto seguimos com nossos desafios com as músicas, você, leitor, poderia brincar mais um pouco de A Loja do Mestre André e me trazer mais canções com mais instrumentos musicais? Estou aguardando.
*Maria Anastácia Manzano
Especialista em Musicoterapia, dirigente de Dança Sênior e em breve gerontologista, Maria Anastácia Manzano é colunista do blog Nova Maturidade. As publicações serão quinzenais, mas temporariamente temos o privilégio de textos semanais. Confira o currículo completo da nossa colunista e a coluna de estreia Brincar com música: para além do cantar no link.
Fale com a nossa colunista: anastacia@novamaturidade.com.br ou deixe aqui seu comentário.