Uma festa da música com apresentações de diversos ritmos. Assim foi o 23º Encontro de Corais da Melhor Idade de Praia Grande, cidade do litoral de São Paulo. O evento foi realizado no dia 18 de outubro, no Palácio das Artes, e contou com 11 grupos. A iniciativa busca integrar os coralistas da cidade. Mais de 300 pessoas participaram do evento.
Se apresentaram os seguintes corais: Conviver Boqueirão, Agnus Dei, Amigos de Santo Antônio, Conviver Ocian, Conviver Solemar, Estrela da Mama, Igreja Presbiteriana, Conviver Caiçara, Conviver Tupi, Canto Livre e Conviver Guilhermina.
Uma das cantoras foi a aposentada Élide Aguiar Cardoso, de 79 anos, do Coral Amigos Para Sempre, do Conviver Caiçara, que há 15 anos participa do evento. “A música é minha vida. O coral é minha segunda casa. Me traz alegria, cura, e é entretenimento. Tudo o que uma pessoa busca para sua vida. Quando criança, sonhava em cantar para muita gente. Eu realizei meu sonho”, disse.
A também aposentada Lúcia Dantas, 68, do Conviver Guilhermina, afirma que cantar no Encontro de Corais é indescritível: “Cantar alegra o coração da gente, eu me encontrei na música, depois que eu conheci o coral minha vida mudou totalmente”.
De acordo com secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, o encontro de corais é um evento tradicional, que acolhe a pessoa idosa, integra pessoas e leva qualidade para a vida delas. “É uma forma de alegria para estas pessoas, especialmente no momento em que o mundo atravessa. Para nós, idosos, é maravilhoso”, afirmou.
Criado em 1998 e desenvolvido por meio de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social (Seas), o Encontro de Corais é realizado anualmente. Dos grupos que se apresentaram na edição de 2023, seis são de unidades do Programa Conviver.
Corais
Os corais das unidades do Programa Conviver são abertos para a participação de qualquer frequentador do serviço. Para aproveitar esta oportunidade basta comparecer a uma das unidades e realizar a inscrição. O Programa Conviver é voltado aos maiores de 50 anos e residem em Praia Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3496-5039.
(Fonte: Prefeitura de Praia Grande)