Uma oportunidade de discutir a inclusão da população que está envelhecendo, o fenômeno social e quais são essas oportunidades é o que oferece a série Encontros sobre Etarismo, promovidos pelo Movimento Somos 60+. Nesta quarta-feira, dia 24 de março, às 19 horas, o tema será “Envelhecimento da população e a dura realidade no Brasil. O fenômeno social x Oportunidades”. O evento gratuito será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube Somos 60 Mais, e contará com a parceria da Unibes Cultural.
A pandemia, de acordo com os organizadores, trouxe um olhar mais profundo sobre o envelhecimento da população. O preconceito e a violência contra o idoso é uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção de todos.
Além do impacto imediato na saúde, a pandemia está colocando as pessoas mais velhas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento. Os idosos, segundo o Somos 60+, têm os mesmos direitos à vida, oportunidades e à saúde que todos os outros. A cada dia que se passa vemos mais pessoas atingindo os 60+ com qualidade de vida, em plena atividade laboral, intelectual e até mesmo física. Falta inclusão, empregabilidade e principalmente gestão geracional nas empresas.
Os convidados são Fran Winandy, pesquisadora na área de diversidade etária nas organizações; Sergio Serapião, co-fundador e CEO da Labora, startup voltada para inclusão da diversidade geracional no mercado, e fundador do LAB60+; e Jardilene Silva, uma das líderes do Pilar50+, no programa Allin de DE&Iq (Diversidade, Equidade & Inclusão) da Deloitte.
O encontro ainda terá a participação especial Avós da Razão, formado por três mulheres incríveis: Gilda 70+, Sonia 80+ e Helena 90+. Em seu canal do YouTube, com quase 70 mil inscritos, elas respondem perguntas enviadas pelos internautas, dando conselhos e opiniões sobre os mais diversos assuntos.
A moderação do evento será de Cylene Souza. jornalista especializada em saúde. Os Encontros sobre Etarismo começaram no ano passado, trazendo debates sobre preconceito etário e cuidado.
(Fonte: Movimento Somos 60+ / Imagem principal: Mulher foto criado por shurkin_son – br.freepik.com)