Ícone do site Nova Maturidade

Envelhecimento e Velhice LGBT é tema de livro

Envelhecimento e Velhice LGBT Imagem de StockSnap por Pixabay

Os desafios e avanços a favor da inclusão real daqueles que estão envelhecimento e se identificam como LGBT e suas variantes são trabalhados no livro “Envelhecimento e Velhice LGBT: práticas e perspectivas biopsicossociais”. A obra publicada pela Alínea Editora é organizada por Ludgleydson Fernandes de Araújo e Henrique Salmazo da Silva.

A coleção “Velhice e Sociedade”, com foco no tratamento de questões sociais, políticas, de saúde física e mental e de qualidade de vida na velhice no Brasil, ganha o reforço de “Envelhecimento e Velhice LGBT”. No livro, especialistas e acadêmicos do Brasil e de países da América Latina e da Europa abordam temas que convergem para a melhor compreensão dos fenômenos velhice, envelhecimento, identidade etária e de gênero, papéis etários e de gênero, características sexuais e orientação sexual, isolados e em intersecção.  

Envelhecimento e Velhice LGBT livro Alínea

Os organizadores do livro abrem a obra apresentando um panorama de estudos nacionais e internacionais sobre velhice LGBT. Entre os artigos, Dóris Firmino Rabelo e Edmar Henrique Dairell Davi discutindo recursos psicológicos e sociais ao longo do envelhecimento LGBT; Diego Félix Miguel e Tamara Nogueira Petroni falam de representatividade, expressões e interações sociais, com um recorte artístico-cultural; e Carlos Eduardo Henning traz a Gerontologia e construção de um envelhecimento bem-sucedido.

O livro pode servir para estudo e consulta de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e de graduação em Gerontologia e em outras áreas, bem como a todos aqueles que procuram resgatar uma cultura que respeita e reverencia seus velhos, principalmente aqueles que se identificam como LGBT e foram fundamentais para o início dos movimentos a favor daqueles que não se enquadram na heteronormatividade. Veja como adquirir o livro no site.

Nova Maturidade

No blog leia mais sobre Velhice LGBT, acompanhando a cobertura do seminário realizado no ano passado pela ONG Eternamente Sou, e também o bate-papo promovido pelo Sesc 24 de Maio. (Fonte: Grupo Átomo & Alínea)

Sair da versão mobile