Cultura,Filmes

“Envelhescência”

“Somar vida aos anos” é um dos desafios do envelhecimento, do nosso processo de vida. A frase é do mestre Alexandre Kalache, referência em envelhecimento e longevidade e presidente do Centro Internacional da Longevidade – Brasil. Ele, que também foi diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) e comanda o programa “50 Mais CBN” ao lado da jornalista Débora Freitas, é um dos entrevistados do documentário “Envelhescência” (2015), de Gabriel Martinez.

A revolução da longevidade é apresentada no longa por meio das histórias de seis pessoas, que aos 70, 80 anos, mostram sua paixão pela vida, como Oswaldo Silveira, então com 84 anos, funcionário de um hotel em Campos de Jordão e maratonista. Destaque também para a vitalidade do casal de surfistas Edmea e Francisco Correa, na ocasião com 67 e 70 anos; Judith Caggiano, aos 83 anos madrinha de motoclubes, e o paraquedista Luiz Schirmer, que aos 76 anos dava continuidade aos saltos iniciados em 22 de maio de 1957.

O documentário traz ainda a sabedoria de Ono sensei, aos 89 anos se dividindo entre as aulas de aikido e a acunputura. “Viva plenamente à sua maneira”, aconselha. E ainda o dr. Edson Gambuggi, que realizou seu grande sonho cursar Medicina e se formou aos 82 anos. Histórias incríveis, mescladas com entrevistas com Kalache, a antropóloga Mirian Goldenberg, autora de livros como “A Bela Velhice”, e o professor Mário Sérgio Cortella, filósofo, escritor, educador e palestrante. “Envelhescência” está disponível no YouTube.

Você também pode gostar...