Ícone do site Nova Maturidade

FDC Longevidade vai destacar a previdência

FDC Longevidade lança estudo sobre previdência

A Fundação Dom Cabral lança este mês mais um estudo do projeto FDC Longevidade, uma iniciativa de geração e disseminação de conhecimento na temática. O mapeamento FDC Longevidade Previdência – conduzido com o apoio técnico do Insights50+ – núcleo de pesquisa da Hype50+ – e com o patrocínio da Brasilprev será lançado em 30 de novembro, às 19 horas, em evento on-line gratuito. Inscrições e informações: https://materiais.hype50mais.com.br/evento-fdc-longevidade-previdencia 

Entre os destaques do estudo, a análise sobre cibersegurança e produtos financeiros, que avalia como os bancos mudaram a forma de enxergar o cliente maduro. Preocupados com o perfil deste cliente, os bancos iniciaram um movimento de repensar como atender adequadamente esse público. Da cibersegurança a produtos financeiros sob medida, essa movimentação é impulsionada – no Brasil e no mundo – por dados bastante concretos.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, de 2019, aponta que os brasileiros com 50 anos ou mais estão consistentemente entre os de maior renda; nas faixas de 50 a 59 anos, eles disputam a liderança com os acima de 60. Por um lado, isso aponta para a pujança de um mercado já existente; por outro, a chegada à maturidade pode significar maiores desafios para gerir as próprias finanças.

Finanças e golpes

O levantamento analisa o artigo “The elderly, cognitive decline and banking”, publicado pela The Economist, que cita que o pico de nossas capacidades de lidar com finanças é atingido em torno dos 55 anos. Combinando esse dado com a proliferação recente das ferramentas digitais, muitas das quais todos tivemos de adotar desde o início das medidas de restrição à circulação impostas pelo combate à pandemia, este grupo torna-se um alvo prioritário para criminosos.

O número de ataques registrados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) contra maduros aumentou 60% desde 2020. O trendbook traz uma lista de iniciativas globais de aprimoramento de segurança e disseminação de conhecimentos de tecnologia para os 60+, além de listar produtos e serviços para além do crédito consignado.

Entre os principais temas do estudo estão: os desafios da aposentadoria, a geração sanduíche, a reinvenção das previdências privadas e do mercado de seguros, dicas sobre finanças, empreendedorismo, e investimentos.

(Fontes: FDC Longevidade e Frida Luna Boutique de Comunicação)

Sair da versão mobile