O 4º Festival Cine Inclusão recebe inscrições até o dia 29 de junho para as mostras de curtas-metragens nas categorias Competitiva e 60+ Em Ação. A novidade desta edição é a realização do Concurso de Roteiro e de quatro Oficinas de Cinema (estas para residentes nas comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes e Capão Redondo, todas na cidade de São Paulo). Ambos são destinados para pessoas com mais de 60 anos.
Idealizado e dirigido pelo produtor Daniel Gaggini e realizado pela MUK, o Festival Cine Inclusão será realizado entre os dias 2 e 9 de setembro com exibições e atividades nas quatro maiores comunidades populares e na região central da cidade de São Paulo. Serão exibidos mais de 20 curtas-metragens em língua portuguesa de todos os gêneros, divididos nas duas mostras, além da premiação no Concurso de Roteiro e da realização das quatro Oficinas de Cinema.
O objetivo do evento, realizado por meio do ProAC Editais e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, é promover espaço para que pessoas 60+ possam se expressar pela sétima arte, difundir suas criações e trocar conhecimentos.
As inscrições para as mostras terminarão no dia 22 de junho, com participação aberta a cineastas, entidades e artistas independentes. É imprescindível que os filmes se enquadrem no perfil de cada mostra.
· Mostra Competitiva: Podem ser inscritos curtas-metragens em português, cujos temas estejam relacionados ao público 60+.
· Mostra 60+ Em Ação: Podem ser inscritos filmes de curta-metragem em português, cujos realizadores tenham mais de 60 anos.
Já para as oficinas, as inscrições terminarão no dia 31 de maio.
· Oficina de Cinema: Podem se inscrever pessoas com mais de 60 anos, que sejam moradoras das comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes ou Capão Redondo, todas na cidade de São Paulo). Em cada oficina, um filme de curta duração será produzido e exibido na abertura oficial do evento, em setembro.
Para o Concurso de Roteiro, o prazo de inscrições segue até 29 de junho
· Concurso de Roteiro: Podem ser inscritos roteiros de curta-metragem inéditos (não filmados), escritos por pessoas com mais de 60 anos, com tema livre. O vencedor receberá o prêmio de R$ 5 mil, com o intuito de valorizar seu trabalho como roteirista (amador ou profissional).
Onde se inscrever
Todas as inscrições devem ser efetuadas unicamente por meio da ficha de inscrição disponível no site do evento. É necessário ler o regulamento e preencher corretamente a ficha correspondente a cada categoria. Saiba mais em www.cineinclusao.com.br, pelo e-mail cineinclusao@muk.nu ou nas redes sociais Instagram – @cineinclusao | Facebook – @festivalcineinclusao
Festival
As três edições anteriores do Festival Cine Inclusão foram realizadas em 2015, 2017 e 2021. A primeira, voltada para filmes produzidos por associações e/ou entidades que utilizam o cinema como ferramenta de inclusão, foi realizada nas comunidades de Capão Redondo e Cidade Tiradentes. Além da exibição de 24 filmes, foram capacitados 60 moradores das regiões no fazer cinematográfico, com sessão de encerramento no Cineclube Latino-Americano, do Memorial da América Latina.
A segunda edição foi dedicada ao público 60+ e ocorreu nas comunidades de Heliópolis e Paraisópolis. Também foram exibidos 24 filmes, 60 idosos participaram das oficinas e as sessões de abertura e encerramento ocorreram na Unibes Cultural. A terceira edição teve como homenageada a atriz Ruth de Souza e aconteceu de forma on-line, por conta da pandemia. Mais de 7 mil pessoas assistiram à programação composta por 17 filmes de língua portuguesa.
(Fonte: Festival Cine Inclusão / Foto: Wes Barba)