Estão abertas as inscrições para o 12º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, o GERP 2022, promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) São Paulo, que será totalmente online. A programação começará nos dias 30 e 31 de março com quatro minicursos pré-congresso: Desospitalização e transição de cuidados: uma abordagem prática, Doença de Parkinson, Medicina de Estilo de Vida e Gerontecnologia.
O congresso será entre os dias 5 e 9 de abril com temas variados ligados à inovação e educação no envelhecimento e longevidade. Os presidentes do evento são Maurício de Miranda Ventura (Geriatria), e Elci de Almeida Fernandes (Gerontologia). Inscrições pelo site https://congressogerp.com.br/
Já nesta semana, a organização do evento realiza o GERP Comunidade. Nos dias 24 e 25 de março, o Sesc Interlagos, na zona sul de São Paulo, receberá uma ação de educação com idosos, incluindo palestras e atividade na forma de promoção da saúde. A participação é aberta a todos os públicos.
A abertura do congresso, no dia 5 de abril, a partir das 17h30, terá a conferência magna “A comunicação não violenta como instrumento no cuidado ao idoso”, com Leni Kyrillos. Fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação (Unifesp) e coach de comunicação, é comentarista semanal na rádio CBN com a coluna “Comunicação e Liderança”.
Congresso
Entre os temas do primeiro dia, “A Década do Envelhecimento Saudável (OMS 2021-2030)”, com Claudia Fló; “A importância da vacinação contra a gripe durante a pandemia de Covid-19”, com Maisa Kairalla, e “Velhice e diversidade: questões de gênero e sexualidade”, com Diego Miguel e Milton Crenitte, e moderação de Valmari Aranha.
No dia 6 de abril, destaque para “Condutas emergências na suspeita de violência contra o idoso”, com Marília Berzins e Flavia Campora, e moderação de Marisa Accioly; e “Envelhecimento de pessoas transgêneras”, com Letícia Lanz.
Um dos temas do terceiro dia, dia 7 de abril, será “Saúde bucal e odontogeriatria”, com Denise Tibério e Sumatra Jales, e no quarto dia, dia 8 de abril, destaque para “Autoimagem na terceira idade”, com Andrea Lopes e Ana Paula Loureiro, e moderação de Camila Guanais, assim como “A metodologia do Sesc São Paulo na promoção da autonomia das pessoas idosas nos meios digitais”, com Neide Alessandra Périgo Nascimento e Juliana Viana Barbosa.
Também no penúltimo dia, entre os temas, “A realidade do idadismo Brasil”, com Sergio Paschoal e Yeda Duarte, e “O impacto da pandemia na socialização do idoso”, com Sandra Gomes e Eliana Novaes, e moderação Victor Zeppini.
No último dia, entre os temas, “Os desafios na efetivação das políticas públicas de proteção às pessoas idosas”, com Áurea Barroso; “O trabalho dos Centros de Convivência durante e após a pandemia”, com Ana Paula Maeda, e “Uso do canabidiol no controle de sintomas comportamentais das demências”, com Julio Moriguti e Fabio Leonel.
(Fonte: GERP 2022)