Como parte de uma campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GECVS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promove a exposição virtual Velhicidades. Acompanhe pelo perfil do Instagram @gerontologia.ifma a terceira edição.
A campanha acontece no junho violeta, mês marcado principalmente pelo dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Uma questão que deve fazer parte do dia a dia de todos. A ideia da exposição ficou engavetada um longo período até sair do papel em 2018, fruto do trabalho de alunos e servidores do instituto.
“Ela parte de uma ideia antiga, quando, lá em 2010, eu montei um projeto chamado ‘Terceira Idade: imagens do cotidiano’. Como pesquisadora do campo gerontológico, queria desenvolver uma atividade que chamasse atenção para o tema da velhice em São Luís, trazendo registros de imagens de pessoas idosas em diferentes contextos positivos ou não. Algo que fosse itinerante e pudesse ser acessível ao público”, explica a profa. dra. Terezinha de Jesus Campos de Lima, que coordenada o grupo de pesquisa.
O trabalho foi rebatizado como Velhicidades. E com a entrada de uma turma para o Curso Técnico de Processos Fotográficos, Terezinha Campos contou com Rose de Lima, professora da área de Artes Visuais, colocado em prática. “A colega faz a curadoria e já nesse ano montamos a exposição no Campus São Luís – Centro Histórico para participarmos da 16ª Semana Nacional de Museus em parceria com o Museu da Árvore (MARVORE)”, conta a Terezinha Campos.
Para esta primeira edição, segundo a professora, os alunos foram a campo fotografar pessoas idosas em situações cotidianas e os servidores do instituto trouxeram fotografias de seus velhos: “O prof. Diego Lobato (Artes Visuais) juntou-se a nós, orientando os alunos com a parte estética do painel e criação da identidade visual”. Foram impressas 60 fotografias, colocadas em molduras do tipo vintage, usando espelhos comuns da região na cor laranja.
No ano seguinte, o grupo foi convidado para levar a exposição para o Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, desta vez com cem fotografias. Já, em 2020, diante da pandemia, a opção foi um pequeno recorte da Velhicidades para fazer parte de uma marcha virtual, incluída na programação da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Campanha
Com o tema Violência contra a pessoa idosa, quem se importa?, a marcha virtual desde o dia 1° de junho promove lives sobre temas como violência, acolhimento institucionalizado, sistema de justiça na garantia de direitos, conselhos de direitos e velhofobia. Acompanhe pelo Instagram do GEVCS e IFMA Campus Centro Histórico IFMACCH e também da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e Conselho Estadual do Idoso do Maranhão – CEDIMA.
Grupo
O Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GECVS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), segundo a professora Terezinha Campos, foi criado em 2013 com o objetivo de contribuir para a produção e difusão de conhecimentos em Gerontologia, desenvolvendo, articulando e apoiando ações de ensino, pesquisa e extensão nessa área em perspectiva multi e interdisciplinar.
“Uma das nossas missões à frente desse trabalho é envolver os alunos do IFMA com a temática do envelhecimento/velhice”, afirma Terezinha, que é bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação, ambos pela Unicamp. (Fonte: Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade – GECVS – do Instituto Federal do Maranhão – IFMA / Fotos: Divulgação/IFMA)