Nova Maturidade

Grupo de pesquisa do Maranhão promove a exposição Velhicidades

Como parte de uma campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GECVS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promove a exposição virtual Velhicidades. Acompanhe pelo perfil do Instagram @gerontologia.ifma a terceira edição.

A campanha acontece no junho violeta, mês marcado principalmente pelo dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Uma questão que deve fazer parte do dia a dia de todos. A ideia da exposição ficou engavetada um longo período até sair do papel em 2018, fruto do trabalho de alunos e servidores do instituto.

“Ela parte de uma ideia antiga, quando, lá em 2010, eu montei um projeto chamado ‘Terceira Idade: imagens do cotidiano’. Como pesquisadora do campo gerontológico, queria desenvolver uma atividade que chamasse atenção para o tema da velhice em São Luís, trazendo registros de imagens de pessoas idosas em diferentes contextos positivos ou não. Algo que fosse itinerante e pudesse ser acessível ao público”, explica a profa. dra. Terezinha de Jesus Campos de Lima, que coordenada o grupo de pesquisa.

O trabalho foi rebatizado como Velhicidades. E com a entrada de uma turma para o Curso Técnico de Processos Fotográficos, Terezinha Campos contou com Rose de Lima, professora da área de Artes Visuais, colocado em prática. “A colega faz a curadoria e já nesse ano montamos a exposição no Campus São Luís – Centro Histórico para participarmos da 16ª Semana Nacional de Museus em parceria com o Museu da Árvore (MARVORE)”, conta a Terezinha Campos.

Para esta primeira edição, segundo a professora, os alunos foram a campo fotografar pessoas idosas em situações cotidianas e os servidores do instituto trouxeram fotografias de seus velhos: “O prof. Diego Lobato (Artes Visuais) juntou-se a nós, orientando os alunos com a parte estética do painel e criação da identidade visual”. Foram impressas 60 fotografias, colocadas em molduras do tipo vintage, usando espelhos comuns da região na cor laranja.

Velhicidades divulgação IFMA exposição Gerontologia
No ano passado, exposição aconteceu no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão

No ano seguinte, o grupo foi convidado para levar a exposição para o Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, desta vez com cem fotografias. Já, em 2020, diante da pandemia, a opção foi um pequeno recorte da Velhicidades para fazer parte de uma marcha virtual, incluída na programação da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Este ano a exposição é virtual em razão da pandemia

Campanha

Com o tema  Violência contra a pessoa idosa, quem se importa?, a marcha virtual desde o dia 1° de junho promove lives sobre temas como violência, acolhimento institucionalizado, sistema de justiça na garantia de direitos, conselhos de direitos e velhofobia. Acompanhe pelo Instagram do GEVCS e IFMA Campus Centro Histórico IFMACCH e também da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e Conselho Estadual do Idoso do Maranhão – CEDIMA

Grupo

O Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GECVS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), segundo a professora Terezinha Campos, foi criado em 2013 com o objetivo de contribuir para a produção e difusão de conhecimentos em Gerontologia, desenvolvendo, articulando e apoiando ações de ensino, pesquisa e extensão nessa área em perspectiva multi e interdisciplinar.

“Uma das nossas missões à frente desse trabalho é envolver os alunos do IFMA com a temática do envelhecimento/velhice”, afirma Terezinha, que é bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação, ambos pela Unicamp. (Fonte: Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade – GECVS – do Instituto Federal do Maranhão – IFMA / Fotos: Divulgação/IFMA)

Sair da versão mobile