A Fundação Pró-Sangue e hemocentros de todo país estão unidos, desde o dia 23 de novembro, para realização da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que foi celebrado na última quarta-feira, dia 25 de novembro. O mês de novembro terminou mas a campanha continua.
A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período em que houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Cada hemocentro desenvolve ações locais com os doadores para incentivar a participação.
Além da ação “Somos todos do mesmo sangue”, a Pró-Sangue vai reforçar essa mobilização nacional com a campanha “Quem Doa Sangue Faz ao Vivo”, desenvolvida pela agência Amper, que tem como um dos embaixadores o ator Otávio Martins que, neste ano, além de doar sangue, ajudou em peso na divulgação da causa.
Outros grandes incentivadores também participam da ação: Suzy Rego, Renata Brás, Gabriela Prioli, Vanessa Gerbelli, Juno Andrade, Lilian Blanc, Myrian Rios, Joel Datena, Lourival Santana e Iara Jamra. Os doadores também poderão tirar selfies em um painel personalizado de 2 metros, idealizado pela agência Amper, para mostrar o seu orgulho em ser doador.
A Uber também se uniu a essa iniciativa de incentivo à doação e está concedendo vouchers aos candidatos que se dirigirem aos postos de coleta. Além disso, a Pró-Sangue conta com um apoio de divulgação em mídia externa da Ótima Painéis, Facebook, Artesp e ABHH/ Metrô SP.
Venha doar
A campanha é de extrema importância para os hemocentros do país. A ideia é dar grande visibilidade à causa em todo o território nacional. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. O índice fica abaixo do parâmetro de 2% definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e abaixo dos 5% registrados em países da Europa.
Devido à quarentena e às medidas de isolamento social, muitas pessoas deixaram de sair de suas casas para realizar esse importante gesto. Com isso, o nível dos estoques de vários hemocentros do país caiu drasticamente, como é o caso da Fundação, que está operando atualmente com apenas cerca de 30% da sua capacidade.
Quem puder, vista sua máscara, agende a doação online e doe sangue! O sistema de agendamento da Fundação, que pode ser acessado pela Internet: prosangue.hubglobe.com. Lembrando que quem tem mais de 60 anos e nunca doou, não pode fazer a doação. Para quem já doou, a idade limite é 69 anos. Leia a matéria completa no blog.
A doação de sangue continua sendo segura e medidas cautelares estão sendo adotadas nos postos de coleta, de modo a preservar os candidatos e os colaboradores. Vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, a Fundação Pró-Sangue conta com seis postos de coleta para atender a mais de 100 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana de São Paulo. Os locais e horários da doação podem ser consultados no site www.prosangue.sp.gov.br.
(Fonte: Fundação Pró-Sangue / Imagens: Divulgação)