Nova Maturidade

Hub 40+: estímulo ao empreendedorismo e às empresas

Liderado por profissionais sêniores, o Hub 40+, com sede no Rio de Janeiro, tem à frente o jornalista e publicitário Mauro Wainstock, que recentemente esteve em São Paulo para o Longevida Experience (leia mais no blog). O objetivo é inspirar e atualizar profissionais 40+ para os novos desafios de um mercado com possibilidades para empreender e trabalhar, e também mostrar para empresas todo o potencial do público com 40 anos ou mais.

Durante o Longevida Experience, Mauro conversou com o blog Nova Maturidade. “O evento é fantástico porque une networking, conteúdo e intercala com outras atividades, Acho que é muito bacana. Esse tipo de evento tem sempre que se multiplicar porque quanto mais a gente conseguir falar de longevidade melhor”, afirmou.

Mauro destacou que os desafios quando se fala de longevidade: “Longevidade muitas vezes é associada a determinados estereótipos, seja na área de empreendedorismo onde a gente atua, em startups, seja no lado do marketing em que a linguagem não é adequada para esse público nos meios de comunicação como um todo”.

Mauro (à esq.) com Rosangélica Coletti, Acácio Ventura, Astrid Rizzi, Álvaro Doria e Karin Parodi

O Hub 40+ inaugurado em outubro de 2019, segundo Mauro, atua com foco no empreendedorismo: “Esse público de 40 anos não vai encontrar um emprego como no passado, não vai ficar na empresa 20 a 30 anos. Esse profissional tem que entender que ao invés de engordar os 13 milhões de desempregados que hoje existem, ele pode ter uma alternativa, outro viés que é o empreendedorismo. Mesmo que assuste em um primeiro momento vai ser um caminho muito real em pouco tempo”.

E para ser empreender é preciso se preparar. “Esse profissional tem que trabalhar a autoestima, acreditar que pode empreender em qualquer área, seja um médico, um engenheiro ou um advogado. Ele vai empreender ou pode abrir um negócio próprio como consultor de outra coisa. O empreendedorismo não é aquele bicho de sete cabeças, tem que ser trabalhado, organizado, planejado e estruturado para ser rentável e sustentável, é isso que a gente defende”, alerta Mauro, explicando que como qualquer outra iniciativa é preciso investir em estudo e aprendizado.

Outro ponto trabalhado pelo Hub 40+ são as empresas, mostrando o potencial do público de 40 anos ou mais. “Por outro lado, a gente está em empresas mostrando através de pesquisas que é possível nesse público, nesse nicho, porque o 40 é diferente do 50, que é diferente do 60. A gente tem que entender o que cada um desse públicos necessita para formatar negócios ou melhorar os já existentes e conseguir com assertividade gerar um resultado mais produtivo e mais lucrativo para aquela empresa”.

Mudança cultural

As visitas têm rendido bons resultados, segundo o CEO do Hub 40+, mas ainda é longo o caminho para mudar a mentalidade e abrir espaço para o público 40+. “As empresas que estou visitando, por exemplo em São Paulo, tiveram uma abertura, uma receptividade fora de série, até mais que eu imaginava, mas é importante que a gente que está envolvido nesse mercado comece cada um com sua empresa, com seu foco trabalhar esse propósito e em pouco tempo podemos mudar a cultura enraizada na sociedade. Todos juntos trabalhando por um mesmo objetivo”, finaliza. Conheça mais sobre o Hub 40+ no site. (Katia Brito / Foto principal: Reprodução Facebook)

Sair da versão mobile