O Convita, centro de convivência criado no Patronato Assistencial Imigrantes Italianos, continua assistindo as pessoas idosas atendidas pelo serviço. Entre as estratégias criadas, está o contato telefônico ativo ou através dos aplicativos e uma programação especial de atividades diárias no grupo de WhatsApp.
A equipe da entidade tem trabalhado para diminuir os efeitos do distanciamento social e reforçar os afetos entre os integrantes do grupo que de forma presencial têm aulas de yoga, ginástica, educação financeira e introdução a novas tecnologias. Atividades que buscam transformar a sensação de solidão em amor e acolhimento e estimular o bem-estar físico, mental e emocional.
Outra ação do Convita neste momento de pandemia é um projeto especial desenvolvido em parceria com a Escola Italiana Eugenio Montale. O “Histórias do coração entre Itália e Brasil” é uma “trocação” de histórias entre gerações. A ideia foi pedir aos idosos do centro de convivência para contarem aos alunos suas memórias, resgatando histórias do coração, do aconchego, sobre a vinda deles ao Brasil e a infância.
A partir das histórias dos idosos, os jovens poderão criar novas narrativas, combinando realidade e imaginação. O desafio lançado como uma atividade didática é recontar esses verdadeiros “retratos de vida” a partir de desenhos, textos próprios, vídeos, enfim, algo que os inspire. Os trabalhos dos alunos serão encaminhados aos idosos, que poderão “se ver” e reconhecer nas histórias dos jovens, combinando criatividade e a essência italiana da comunidade que forma as duas instituições.
As trocas entre as gerações serão recolhidas pela contadora de histórias Cris Velasco, criadora da personagem Vó Nenê. Ela fará uma curadoria e recontará trechos, reelaborando com criatividade e bom humor os relatos, que serão narrados em áudio e disponibilizados para os idosos e os jovens.
Iniciativas
Acompanhe no blog Nova Maturidade outras iniciativas em prol da população idosa durante a pandemia de Covid-19, promovidas por prefeituras e também por universidades de diferentes regiões do país. (Fontes: Escola Eugenio Montale e Convita / Imagem de Free-Photos por Pixabay)