Notícias

II Chamada de Negócios recebe inscrições

Mercado grisalho, silver economy (economia prateada), economia da longevidade, seja como for chamado, não há como negar o potencial de consumo do público com 60 anos ou mais, e principalmente a necessidade de produtos e serviços diferenciados para atender essa parcela crescente da população. Atentos a esta demanda, a Aging 2.0 São Paulo e a aceleradora Ativen Envelhecimento Ativo promovem a II Chamada de Negócios da Longevidade. As inscrições estão abertas. Saiba mais no site Aging Startup Search. O evento será no dia 28 de agosto na Unibes Cultural.

“O foco são produtos e serviços não necessariamente da área de tecnologia, mas com algum uso de tecnologia, porque a tecnologia facilita a escabilidade (capacidade de crescimento), reduz custo e consequentemente aumenta a possibilidade de uso e inclusão”, explica o embaixador da Aging, Sérgio Duque Estrada. O prazo de inscrições terminaria no dia 7 de julho, mas foi prorrogado até o dia 26.

A I Chamada de Negócios ocorreu no ano passado e recebeu mais de cem inscritos. A expectativa é de um número menor de participantes, porém com projetos mais alinhados com o que é esperado pelos organizadores. A sustentabilidade do negócio ou projeto inscrito é um dos pontos avaliados. Entre os 141 inscritos da primeira chamada, mais de 60 eram sem fins lucrativos, segundo Sérgio. “Importante que haja uma explicação de como o negócio se sustenta”, orienta o embaixador.

Sérgio Duque Estrada foi mediador de uma das mesas do Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo, realizado em maio. Aqui com Fabio Ota, da IS Game, uma das startups vencedoras da I Chamada

Vindo do mercado financeiro, Sérgio vem aprendendo sobre envelhecimento desde 2016, na troca com grandes especialistas como Alexandre Kalache, referência no segmento: “Tenho procurado trabalhar dentro das minhas enormes limitações de conhecimento, sou mais um organizador, pensando, idealizando. E a Chamada é um passo no sentido de aperfeiçoar, incentivar empreendedores a serem mais criativos, darem um pouco mais de atenção para a importância desse setor”.

O evento deste ano tem o patrocínio da Longevidade Expo+Fórum, que será realizada entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro (Dia Internacional do Idoso), no Expo Center Norte, em São Paulo. A iniciativa é do grupo Couromoda. Os finalistas serão apresentados ao público no estande da Aging. “Os empreendedores vão poder interagir com o público, mostrar seus produtos e serviços nos três dias da feira. No dia 1 de outubro serão anunciados os três vencedores como parte da festa de encerramento. É uma oportunidade, uma coisa importante para qualquer startup é ser vista. Na feira, eles terão contato com investidores e consumidores finais”, destaca.

Os vencedores receberão mentoria de pessoas especializadas em marketing, gestão, governança e políticas públicas para entender os principais elementos para a criação de negócios bem sucedidos. De acordo com Sergio, a escolha deve ser feita pelos acelerados, que poderão entrevistar diversas mentorias, aceleradoras e escolher a partir desse processo de amadurecimento.

Catálogo

Outra vantagem apontada por Sérgio é a divulgação em um catálogo que está sendo criado e deve ser dividido de acordo com as vertentes trabalhadas pela Aging, como mobilidade, saúde, cognição, saúde mental, finanças e fim da vida. “Vamos selecionar startups e projetos conforme essa divisão que o Aging faz, com nomes dos fundadores, a proposta de cada um”, revela. O catálogo estará disponível em português e inglês e será apresentado para empresas e investidores.

A primeira chamada, segundo o embaixador do Aging, foi pioneira e não teve a visibilidade que a segunda terá. “Foi bacana porque chamou a atenção. Várias empresas que fizeram parte da chamada tiveram seu momento de poder dar entrevista, como a Eu Vô, ISGame, Maturijobs e Gero360. Eu estou satisfeitos pelas inscrições, tem coisa nova, mais focada. Estamos incentivando a participação, mas ao mesmo tempo buscando o máximo possível de qualidade para incentivar essa penetração de mercado”, conclui. (Katia Brito / Imagem de rawpixel por Pixabay)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *