Mercado grisalho, silver economy (economia prateada), economia da longevidade, seja como for chamado, não há como negar o potencial de consumo do público com 60 anos ou mais, e principalmente a necessidade de produtos e serviços diferenciados para atender essa parcela crescente da população. Atentos a esta demanda, a Aging 2.0 São Paulo e a aceleradora Ativen Envelhecimento Ativo promovem a II Chamada de Negócios da Longevidade. As inscrições estão abertas. Saiba mais no site Aging Startup Search. O evento será no dia 28 de agosto na Unibes Cultural.
“O foco são produtos e serviços não necessariamente da área de tecnologia, mas com algum uso de tecnologia, porque a tecnologia facilita a escabilidade (capacidade de crescimento), reduz custo e consequentemente aumenta a possibilidade de uso e inclusão”, explica o embaixador da Aging, Sérgio Duque Estrada. O prazo de inscrições terminaria no dia 7 de julho, mas foi prorrogado até o dia 26.
A I Chamada de Negócios ocorreu no ano passado e recebeu mais de cem inscritos. A expectativa é de um número menor de participantes, porém com projetos mais alinhados com o que é esperado pelos organizadores. A sustentabilidade do negócio ou projeto inscrito é um dos pontos avaliados. Entre os 141 inscritos da primeira chamada, mais de 60 eram sem fins lucrativos, segundo Sérgio. “Importante que haja uma explicação de como o negócio se sustenta”, orienta o embaixador.
Vindo do mercado financeiro, Sérgio vem aprendendo sobre envelhecimento desde 2016, na troca com grandes especialistas como Alexandre Kalache, referência no segmento: “Tenho procurado trabalhar dentro das minhas enormes limitações de conhecimento, sou mais um organizador, pensando, idealizando. E a Chamada é um passo no sentido de aperfeiçoar, incentivar empreendedores a serem mais criativos, darem um pouco mais de atenção para a importância desse setor”.
O evento deste ano tem o patrocínio da Longevidade Expo+Fórum, que será realizada entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro (Dia Internacional do Idoso), no Expo Center Norte, em São Paulo. A iniciativa é do grupo Couromoda. Os finalistas serão apresentados ao público no estande da Aging. “Os empreendedores vão poder interagir com o público, mostrar seus produtos e serviços nos três dias da feira. No dia 1 de outubro serão anunciados os três vencedores como parte da festa de encerramento. É uma oportunidade, uma coisa importante para qualquer startup é ser vista. Na feira, eles terão contato com investidores e consumidores finais”, destaca.
Os vencedores receberão mentoria de pessoas especializadas em marketing, gestão, governança e políticas públicas para entender os principais elementos para a criação de negócios bem sucedidos. De acordo com Sergio, a escolha deve ser feita pelos acelerados, que poderão entrevistar diversas mentorias, aceleradoras e escolher a partir desse processo de amadurecimento.
Catálogo
Outra vantagem apontada por Sérgio é a divulgação em um catálogo que está sendo criado e deve ser dividido de acordo com as vertentes trabalhadas pela Aging, como mobilidade, saúde, cognição, saúde mental, finanças e fim da vida. “Vamos selecionar startups e projetos conforme essa divisão que o Aging faz, com nomes dos fundadores, a proposta de cada um”, revela. O catálogo estará disponível em português e inglês e será apresentado para empresas e investidores.
A primeira chamada, segundo o embaixador do Aging, foi pioneira e não teve a visibilidade que a segunda terá. “Foi bacana porque chamou a atenção. Várias empresas que fizeram parte da chamada tiveram seu momento de poder dar entrevista, como a Eu Vô, ISGame, Maturijobs e Gero360. Eu estou satisfeitos pelas inscrições, tem coisa nova, mais focada. Estamos incentivando a participação, mas ao mesmo tempo buscando o máximo possível de qualidade para incentivar essa penetração de mercado”, conclui. (Katia Brito / Imagem de rawpixel por Pixabay)