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Inscrições para Chamada de Negócios terminam na sexta

Finalistas serão conhecidos em evento na Unibes

O prazo para participar da II Chamada de Negócios da Longevidade, promovida pela Aging 2.0 São Paulo, está terminando. Até a meia-noite de sexta-feira, dia 26 de julho, é possível inscrever startups e projetos com soluções para o público 60+. Os dez finalistas serão apresentados em uma cerimônia no dia 28 de agosto no teatro da Unibes Cultural. Inscrições pelo site Startup Search.

Em entrevista ao blog, o embaixador da Aging 2.0 São Paulo, Sérgio Duque Estrada, afirmou que os projetos desta edição atendem mais ao objetivo da iniciativa e da própria Aging que é demonstrar como a tecnologia pode favorecer e melhorar a vida do público 60+ e de todo universo em torno dele. “No ano passado, como a Chamada não tinha enfatizado muito a questão de tecnologia, nós tivemos muitas iniciativas meritórias e interessantes, mas que não tinham esse viés de tecnologia que é o que nós queremos. Esse ano já temos um filtro muito maior, com qualidade em termos de propósito voltado para tecnologia”. Todos os projetos inscritos que sejam voltados ao público 60+ farão parte de um catálogo de negócios de tecnologia para a longevidade, que será elaborado pela Aging 2.0.

O evento de agosto será aberto ao público e contará com uma programação além dos pitchs (apresentação rápida) dos produtos e/ou serviços de cada finalista. “Acredito que até a primeira quinzena de agosto, os finalistas já serão avisados e em breve serão abertas as inscrições para o público. Nós vamos ter a apresentação de uma empresa que ainda é surpresa. Nossa ideia é ter a presença de uma startup que já deu certo, não necessariamente do setor de longevidade, para discutir a questão do mercado de startup como um todo, e também teremos uma palestra sobre o mercado de longevidade”, explica o embaixador da Aging.

O segmento da longevidade, de acordo com Sérgio, será abordado não só de forma quantitativa com números que apontem o potencial do mercado, mas também de forma qualitativa. “É uma tarefa delicada, porque nós não queremos apenas tratar como muita gente vem tratando do mercado da longevidade como algo só de consumo. Sem dúvida alguma a questão quantitativa tem seu peso, mas nós queremos dar igual peso às questões qualitativas do envelhecimento, às demandas de qualidade de vida, de como esse idoso se vê, o preconceito. São bandeiras que nós pretendemos também apresentar”, ressalta.

Os finalistas participarão entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro da Longevidade Expo+Fórum, que será realizada no Expo Center Norte na capital. Veja mais no site da feira. “Nestes três dias as dez finalistas vão estar no nosso estande apresentando seus produtos e serviços, interagindo diretamente com o público e as empresas. Nós vamos ter várias atividades com estas startups, algumas ainda são surpresa”, destaca Sérgio. No dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, como parte do encerramento da feira, serão anunciadas as três vencedoras da Chamada de Negócios, escolhidas entre as dez finalistas.

Crescimento

Para o embaixador da Aging, a visibilidade é o grande prêmio para as empresas participantes. “Nesse mercado nós sabemos que quem não é visto, não é lembrado. Eu acredito que essa seja a maior premiação possível. Diferente do que aconteceu no ano passado, vamos ter por conta da feira um evento de uma grande magnitude e na Unibes também será um local muito maior. A Unibes já é uma referência hoje em São Paulo como um local que atrai projetos voltados para 60+. É um evento completamente diferente, muito maior, muito mais ambicioso no bom sentido”. A primeira edição da Chamada de Negócios ocorreu no ano passado.

E já está em estudo uma próxima edição da Chamada de Negócios. “Pretendemos ter uma nova edição em 2020 se Deus quiser e acho que a cada ano nós iremos refinando, melhorando. É uma jornada de constante aprendizado. Acredito que nós vamos ter eventos muito bacanas, de grande visibilidade e com a possibilidade de efetivamente contribuir para que essas startups tenham uma chance maior de sucesso. Nós sabemos que grande parte das startups fecham as portas muito pouco tempo depois de surgirem, então acreditamos que essa talvez seja uma forma de dar maior perenidade a estes empreendimentos e projetos”, conclui Sérgio. (Katia Brito / Imagem: Divulgação)

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