Ícone do site Nova Maturidade

Instituto Família Barrichello tem atividade física online

Instituto Família Barrichelo Atividade Física videoaula

A pandemia de coronavírus impôs uma nova rotina: ficar dentro de casa. Com essa nova dinâmica de isolamento social, o Instituto Família Barrichello (IFB) transformou as atividades presenciais em videoaulas de atividade física. A entidade atende mais de três mil pessoas, 68% delas idosos. São 25 núcleos na cidade de São Paulo e quatro em Mogi Mirim, no interior do Estado. Os idosos participam do Projeto Viver Melhor.

As primeiras ações do instituto diante da pandemia foram o cancelamento das atividades e o cuidado com a informação. “Muitos deles têm no IFB o único ponto de acolhimento e sabíamos que a fonte confiável eram os nossos professores. Porém, não era suficiente mantê-los em suas casas sem interação e sem atividades físicas. Não é o que acreditamos”, diz William Boudakian, assistente social e diretor executivo do IFB.

“Tivemos que inovar. Nunca tínhamos feito nada online. Reunimos nosso time e em menos de duas semanas conseguimos produzir conteúdo para que eles pudessem fazer a atividade física em casa”, explica Boudakian. Desde o dia 23 de março, mais de 35 videoaulas estão disponíveis para os idosos participantes do projeto. A equipe também está orientando sobre como acessar os conteúdos no YouTube e os professores mantêm um grupo no WhatsApp para dar suporte aos alunos.

“Os vídeos têm sido um potente instrumento para nos aproximar e estimulá-los a continuar fazendo os exercícios, só que em suas casas e de forma segura com orientações de seus professores. Assim, continuam a manter uma boa imunidade, o que é fundamental em tempos de combate ao coronavírus”, afirma Dayane Alves, gerente do projeto Viver Melhor de São Paulo.

IFB PVM Marília e Vagner Águia 2 Aula 58

Depois de uma live no Instagram do IFB no dia 28 de março com a coordenadora técnica do projeto, Cristiane Peixoto, as videoaulas foram liberadas para todo o Brasil. “Agora, nosso maior desafio é conseguir levar as aulas, informação sobre o coronavírus e a mensagem da importância da atividade física para todos os idosos, principalmente aqueles que estão nas regiões periféricas”, completa Boudakian.

Viver Melhor

O projeto Viver Melhor começou em 2012 e já atende 1.800 idosos a partir dos 60 anos, em 18 núcleos em São Paulo e Mogi Mirim. A iniciativa, mantida por meio de leis de incentivo, leva saúde e qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social em bairros onde há carência de atendimento ao idoso.

As aulas duram 1 hora e 15 minutos e são oferecidas duas vezes por semana, gratuitamente, em locais cedidos por instituições sociais, igrejas, shoppings e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Divididas em quatro módulos e conduzidas por dois professores de educação física, as aulas trabalham o desenvolvimento integral da pessoa: força muscular, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, memória e alívio do estresse. Condições importantes para a independência física e uma velhice saudável.

Instituto

O Instituto Família Barrichello, criado pelo piloto Rubens Barrichello, nasceu em 2005 como entidade sem fins lucrativos, para combater à desigualdade e a exclusão social. Desenvolve projetos inovadores capazes de provocar impacto social e mudanças de comportamento bem como gerar novas possibilidades sociais, contribuindo para abrir horizontes de crianças, adolescentes, jovens e idosos. Mais de 16 mil pessoas de todas as idades já foram atendidas pelos projetos em 14 anos de atuação. (Fonte: Instituto Família Barrichelo)

Sair da versão mobile