Ícone do site Nova Maturidade

João Carlos Martins se apresenta em São Paulo

Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica Sesi-SP

O maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP realizam mais um concerto da Temporada 2021, em 9 de novembro, às 20 horas, no Teatro Gazeta, em São Paulo. Com ingressos gratuitos, o concerto é uma realização da Fundação Bachiana através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo. O concerto contará com acessibilidade, intérprete de libras e serviço de audiodescrição.

Celebrando a estação das flores, João Carlos Martins convida o violinista Renato Yokota para iniciar a noite com A Primavera, parte de As Quatro Estações – quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi –, em seus três movimentos: Allegro, que descreve o despertar da primavera, a água que jorra das fontes; Largo, quando raios e trovões anunciam uma tempestade; e Allegro Pastorale, dança campestre rústica para recepcionar a primavera.

O concerto continua com o Concerto para Dois Violinos, ou Concerto para Duplo Violino uma das obras mais famosas de Johann Sebastian Bach, caracterizada pela relação entre os dois solistas de violino, em seu segundo movimento, Largo ma non tanto. O violino é o destaque também em Divertimento em Dó Maior, obra composta por Wolfgang Amadeus Mozart quando tinha apenas 16 anos.

A Suíte Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos, cuja versão original foi composta para piano e que posteriormente ganhou uma transcrição para orquestra, será representada por seu primeiro movimento, o contemplativo Prelúdio. A noite terminará com o maestro João Carlos Martins ao piano, nas variações dos Prelúdios 26 & 14, de Bach, em arranjo de Chris Brubeck.

Ingressos gratuitos

Os ingressos para a apresentação são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Teatro Gazeta (Avenida Paulista, 900, São Paulo), que funciona de terça-feira à domingo, das 14 horas até o início do último espetáculo. Pela internet, é possível adquirir os ingressos pelo site: https://teatrogazeta.showare.com.br/  

O Teatro Gazeta segue todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde: capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e uso de máscara durante a permanência no teatro.

(Fonte: Vicente Negrão Assessoria)

Sair da versão mobile